Chuva de meteoro atinge pico nesta terça e pode ter bolas brilhantes

Entre a noite desta terça-feira (21) e a madrugada de quarta (22).

Fonte: Portal Uol
Foto: Reprodução / Canal Tech
Foto sobre "Chuva de meteoro atinge pico nesta terça e pode ter bolas brilhantes"

Uma das chuvas de meteoros atingirá o seu pico entre a noite desta terça-feira (21) e a madrugada de quarta (22). As Líridas são uma das chuvas de meteoro mais estudadas na história, com registros astronômicos feitos há pelo menos 2.700 anos, e embora não seja marcada por uma grande incidência de meteoros (a NASA aguarda um ritmo de 15 meteoros por hora) ela é marcada por outro show particular: produz bolas brilhantes.

O evento é formado pela nuvem de detritos espaciais do cometa Thatcher, cuja órbita é atravessada pela Terra anualmente por volta do mês de abril. A chuva de meteoros recebe este nome porque seu radiante, ou seja, o ponto do céu onde aparecem, fica na constelação de Lira, na região Norte do Céu.

“Embora os Líridas não sejam tão prolíficos quanto outras chuvas de meteoros, como os Persêidas ou Geminídas, eles geralmente produzem algumas bolas de fogo brilhantes e, como a Lua estará quase invisível em 22 de abril, as taxas devem ser boas”, diz Bill Cooke, chefe do Escritório de Meio Ambiente Meteoróide do Marshall Space Flight Center da Nasa.

Apesar do evento extraordinário, a visualização pode ser atrapalhada pela quantidade de luz artificial em ambientes urbanos.Se você tiver um quintal com menos claridade, talvez consiga ver as bolas brilhantes no céu, nesta madrugada.

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.