13/04/2020 às 17h05min - Atualizada em 13/04/2020 às 17h05min

Moraes Moreira morre aos 72 anos no Rio de Janeiro

Cantor foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos

- Foto: Reprodução / Instagram
Fonte: Portal G1

O cantor e compositor, Moraes Moreira, faleceu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos, em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria do artista, ele morreu por volta das 6h, depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Segundo Eduardo Moraes, irmão do cantor, o corpo de Moraes Moreira foi encontrado quando a empregada doméstica chegou no apartamento em que ele morava. Ainda de acordo com o irmão, o artista vivia sozinho.

A assessoria do cantor afirmou que as informações sobre o enterro não serão divulgadas para evitar aglomerações, recomendação de vários órgãos de saúde como medida preventiva à Covid-19.

Trajetória de Moraes Moreira

Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçu, interior da Bahia, em 8 de julho de 1947. Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos na cidade. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia, em 1967.

Ele foi integrante dos Novos Baianos, grupo que foi consagrado em 1972 com o álbum “Acabou Chorare” e que também tinha Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Tom Zé, Baby do Brasil e Pepeu Gomes fazendo parte da formação. Moraes Moreira ficou no grupo de 1969 até 1975, quando saiu em carreira solo.

O cantor, conhecido como o primeiro cantor de trio elétrico, também já chegou a publicar livros como “A História dos Novos Baianos e Outros Versos”, escrito em linguagem de cordel, que conta a trajetória dos Novos Baianos e “Poeta Não Tem Idade”, com cerca de 60 textos sobre homenagens a Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Gilberto Gil e muitos outros.

Nos últimos anos, Moraes Moreira realizava shows de reunião dos Novos Baianos e também de trabalhos solo. O artista também se dedicou a trabalhos com o filho. No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Ainda em março deste ano, o compositor fez a última postagem no Instagram falando sobre o isolamento social que o mundo vive por conta do coronavírus.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.