03/04/2020 às 16h35min - Atualizada em 03/04/2020 às 22h44min

'Respeito Para Todo Espectro' é tema do Dia de Conscientização do Autismo

Celebrações seguem até este final de semana

Em 02 de abril é celebrado o Dia Mundial do Autismo. A data foi criada em 2018, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de conscientizar e promover a inclusão. De acordo com a ONU, a estimativa é que, atualmente, mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo apresente o transtorno de desenvolvimento, que influencia a maneira como essas pessoas se comunicam e interagem com outros indivíduos. (sugestão)

O Brasil celebra na data de 02 de abril o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. A celebração nacional ocorre desde 2018 e vem de encontro ao Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) também no dia 02 de abril desde 2008.

Uma comemoração mais do que merecida já que, segundo a própria ONU, atualmente acredita-se que existam mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo que apresentam este transtorno de desenvolvimento, que influencia a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem com as outras pessoas.

A causa pelos direitos dos autistas ganha cada vez mais adesão em todo o mundo, incluindo o Brasil, sendo que neste ano uma campanha com o tema “Respeito para todo o espectro” contou com o apoio das comunidades envolvidas com a causa do autismo, usando hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

A iniciativa também conta com uma grande adesão cultural, como o André, personagem autista dos quadrinhos da Turma da Mônica, que está em um dos cartazes oficiais da campanha deste ano.

A ação pede a ampliação das políticas públicas no país, respeito no tratamento e terapias por meio do SUS, a inclusão no mercado de trabalho, na educação e em eventos, na sociedade de um modo geral, além de mais informação e menos preconceito.

A celebração do dia 2 de abril deve se estender até o final da semana em todo o Brasil para promover a conscientização a respeito do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em 2019, o maior evento aconteceu na Avenida Paulista, onde 10 mil pessoas caminharam para chamar a atenção pela causa.

aMais São Roque

As pessoas que tenham filhos ou outros familiares autistas podem procurar apoio em um grupo localizado aqui mesmo, em São Roque. O aMais municipal foi fundado em 2014, com o objetivo de apoiar e acolher as famílias de autistas recém-diagnosticados, levando informação e dividindo experiências.

Aqueles que quiserem entrar em contato com o grupo pode fazê-lo através da página do aMais São Roque, no Facebook ou através do telefone (11) 97165-7461

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.