13/03/2020 às 13h21min - Atualizada em 13/03/2020 às 13h29min

OMS pede que esforços contra pandemia de coronavírus sejam redobrados

O Brasil já registra ao menos 151 casos confirmados

- Da Redação: Ana Laura Gonzalez
Foto: Reprodução / Internet

Na manhã desta quinta-feira (12), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, pediu que todos os países “redobrem” o empenho contra a pandemia de coronavírus, que no Brasil já registra ao menos 151 casos confirmados.

"Descrever isso como uma pandemia não significa que os países devam desistir", afirmou Adhanom durante encontro com diplomatas em Genebra. "A ideia de que os países devem passar da contenção para a mitigação está errada e é perigosa".

Segundo informações do Portal G1, o diretor-geral também disse que, ainda que mantenha uma estratégia de contenção, todos os países devem "encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, impedir perturbações econômicas e sociais, e respeitar os direitos humanos".

A pandemia de Codiv-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), foi classificada pela OMS na quarta-feira (11). Na ocasião, Tedros explicou que a palavra não é para se utilizar de maneira leve, e que se for mal utilizada, pode causar um medo irracional ou até uma aceitação injustificada de que a luta contra a doença acabou.

De acordo com a agência, o número de pacientes contaminados, de mortes e de países afetados deve aumentar nos próximos dias e semanas. Ainda que isso aconteça, os diretores destacaram que a classificação não altera as orientações, e que os governos devem seguir mantendo o foco na contenção da doença.

Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que um vírus se espalha por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Ações realizadas no Brasil

No Brasil, foi anunciada também nesta quinta-feira (12), pelo Ministério da Saúde, a convocação de 5 mil profissionais pelo programa “Mais Médicos” para cooperar na contenção do surto de coronavírus. As novas vagas serão abertas a partir de segunda-feira (16), somente para médicos registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Um balanço realizado pelo ministério aponta que São Paulo é o Estado com mais casos e soma ao todo 46 pacientes com a Covid-19, além dos 60 testados pelo Hospital Albert Einstein que ainda não entraram no levantamento oficial. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (16), Bahia (2), Rio Grande do Sul (4), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Pernambuco (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e Paraná (6).

São Roque participa de reunião para discutir ações contra a doença

O Prefeito Claudio Góes e a Diretora de Saúde de São Roque, Daniela Groke, participaram, na semana passada, de uma reunião liderada pelo Governo do Estado de São Paulo para discutir o Plano de Medidas de Prevenção e Assistência para Casos do Novo Coronavírus.

O encontro estadual, conduzido pelo Governador João Dória, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e reuniu representantes de todos os municípios paulistas.

A ação deu foco à prevenção, atendimento, bem como os papéis dos municípios e do Estado para combater a doença, de forma integrada. O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, falou sobre o conceito histórico do Codiv-19, fluxos de atendimento no SUS e também a atuação do Centro de Contingência do Coronavírus, coordenado pelo médico infectologista David Uip.

Além das discussões, o Governo do Estado disponibilizou um guia com informações de conscientização e prevenção ao Coronavírus, e que pode ser aproveitado pelas prefeituras para uso e divulgação. O material pode ser baixado de forma gratuita no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Descartado segundo caso suspeito de Covid-19 em São Roque

Nas últimas semanas, a cidade teve duas suspeitas de Codiv-19. Entretanto, ambas já foram descartadas, após o resultado dos exames terem sido feitos pelo Instituto Adolfo Lutz.

“Cabe aos serviços municipais de saúde monitorarem a população e notificar casos suspeitos no sistema oficial do Ministério da Saúde. Pessoas com sintomas devem procurar atendimento em unidades básicas ou de pronto atendimento. Estamos preparados para conter o avanço da doença em nosso município”, disse a Diretora de Saúde da cidade, Daniela Groke.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.