26/02/2020 às 15h18min - Atualizada em 26/02/2020 às 15h31min

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (26)

- Foto: Taba Benedicto / Estadão Conteúdo
Fonte: UOL

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa, o primeiro caso de coronavírus no Brasil. De acordo com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se trata de um homem de 61 anos que viajou para a Lombardia, no norte da Itália, e retornou ao Brasil no último dia 21.

O brasileiro apresentou sinais compatíveis com a suspeita de Covid-19 e realizou um exame pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que deu positivo. Para confirmar o caso, o Brasil aguardava a contraprova feita pelo Instituto Adolfo Lutz, que também apontou a presença do vírus no paciente. Em nota, o hospital Albert Einstein informou que "o paciente se encontra em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”.

Mandetta afirmou que as autoridades de saúde vão avaliar o comportamento do vírus no verão hemisfério sul, onde os países apresentam temperaturas mais altas que na China, que atravessa o inverno do hemisfério norte. "Agora nós vamos ver como esse vírus vai se comportar num país tropical, em pleno verão", disse o ministro, que também declarou que os 30 familiares que tiveram contato com o infectado estão sendo monitorados por autoridades de saúde.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber, o Brasil tem 20 casos suspeitos do novo coronavírus e que ao menos 12 deles vieram da Itália. Os casos estão distribuídos entre os estados de Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

No mundo todo, o novo vírus já matou 2.708 pessoas e infectou mais de 80 mil. O Secretário de Vigilância em Saúde afirmou que a doença apresenta gravidade de moderada a leve no mundo, aproximando-se do padrão observado em síndromes gripais na década de 1960.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.