26/02/2020 às 14h55min - Atualizada em 26/02/2020 às 15h11min

Redes que oferecem medicamentos preços populares crescem 44,52% em janeiro

No modelo popular de drogarias, o principal foco são os preços

- Fotos: Reprodução / Jornal Orlasul

Um modelo de farmácias que é relativamente recente é o das redes populares, que priorizam o custo baixo dos produtos para atrair o público. Contudo, essa alternativa vem conquistando rapidamente os consumidores.

O principal exemplo desse sucesso é o modelo de negócio de farmácia populares de redes administradas pela Farmarcas que vem proliferando em todo o país, provando que as farmácias associativistas não só podem disputar o mercado de igual para igual com o restante do mercado, como podem se destacar com números muito acima da média.

Somando todas as 822 lojas dessas redes populares - Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular -, se obtém um índice de crescimento orgânico no faturamento de 44,52% (somando os valores dos doze últimos meses findados em janeiro de 2020) comparado com um igual período do ano anterior. Com isso, chegou ao montante de R? 2,5 bilhões. No período anterior o faturamento foi de R? 1,75 bilhões. Esses números resultam da soma do aumento do faturamento individual das lojas e do crescimento no número das lojas.

Características do modelo

No modelo popular de drogarias, o principal foco são os preços. O empresário trabalha para ter o melhor preço da região e para a farmácia ser considerada econômica pelo consumidor.

Por ter definido em seu modelo de negócio que vende a custos baixos, trabalhar com genéricos é a melhor opção estratégica. Dessa maneira é possível utilizar comunicação específica para esse tipo de produto e se tornar referência para o consumidor.

Outra característica é que, para não ter custos com funcionários destinados apenas ao caixa, nas farmácias de modelo popular, o próprio atendente faz a cobrança no balcão. Isso também é positivo por conta de a loja ter mais espaço para exposição de produtos.

Crescimento estratégico

No entanto, o mais relevante para as farmácias do modelo popular ligadas à Farmarcas é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, sendo que a rede não se limita aos grandes centros e estando na grande maioria dos estados brasileiros.

"O modelo de farmácias populares desenvolvido pela Farmarcas possibilita aos pequenos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas", explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Assim, o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pelos chamados "anjos" - profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. "Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los", explica o presidente Edison Tamascia.

O sucesso é tão grande que o modelo popular de farmácia vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país. Entretanto, a grande dificuldade dessas é conseguir fazer frente aos diferenciais de gestão que a Farmarcas proporciona. Caso contrário, a adequação será apenas da marca, sem resultados.


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