20/02/2020 às 17h24min - Atualizada em 20/02/2020 às 17h24min

Entenda por que você não pode dormir em qualquer colchão

Dormir em colchões desconfortáveis ou com travesseiros antigos demais pode prejudicar o sono e a qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Escolher a cama correta é tão importante quanto dormir por um bom número de horas, fazer exercícios e manter uma alimentação regrada. Parece uma afirmação ousada, é verdade, mas nós podemos explicar o motivo disso.

 

Um terço da vida é gasto na cama. Quem dorme oito horas por dia, entenda, fica no quarto por quase três mil horas por ano. É muito tempo para ficar desconfortável.

 

Além do mais, posições incorretas e colchões de baixa qualidade podem ter impacto direto na qualidade de vida e na saúde como um todo.

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os tipos de colchões existentes, sobre os cuidados que devem ser tomados e, claro, sobre os benefícios de privilegiar uma cama confortável, de boa procedência e durabilidade. Confira!

Colchão: é melhor optar por um modelo mais duro ou mais mole?

Parece óbvio, mas a melhor opção é algo entre os dois. Se utilizamos um colchão duro demais, a tendência é que fiquemos mais tensos durante o sono, o que prejudica a nossa noite, entorta a nossa coluna e pode fazer com que tenhamos dores lombares e cervicais.

 

Se utilizamos um colchão mole demais, a situação não melhora muito: a coluna pode ficar ainda mais torta.

 

Os quadris e ombros também não ficam bem sustentados, o que pode fazer com que o indivíduo esteja constantemente desalinhado. Com o tempo, podemos esperar dores e, em alguns casos, até problemas posturais.

 

Colchões com muitos anos de vida devem ser substituídos sem dó. Quando o colchão cede ao peso e adquire o formato do corpo de quem dorme nele, está na hora de trocá-lo por um modelo mais novo.

Tipos de colchão

Existem muitos tipos. No entanto, no Brasil, o campeão de vendas é o de espuma.

 

Existem colchões feitos de espuma de poliuretano, viscoelástica (a famosa “espuma da Nasa”), espuma látex e mista (mistura entre a espuma viscoelástica e a de látex).

 

Os colchões de mola, por sua vez, podem ser feitos com molas ensacadas individualmente, circunstância que proporciona estabilidade e conforto especialmente para casais, com molas tipo bonnel, que são desenvolvidas com fio de arame, entre outros. O último caso é um pouco mais econômico, mas tende a ser mais agradável para solteiros.

 

Outros tipos de colchão incluem o de resina de fibra, que são laváveis e excelentes para pessoas que possuem alergia a poeira, ácaros e sintéticos, e o de poliestireno expansivo, que costuma ser mais barato, mas precisa ser escolhido com cautela.

 

Não incluímos na lista os colchões de água e ar, uma vez que caíram em desuso e não são recomendáveis para a vida cotidiana. Podem ser utilizados em momentos específicos, mas não trazem grandes benefícios se tornados habituais.

Como escolher o melhor modelo?

Teste o colchão antes de comprar. Se for comprar pela internet, tente pelo menos visitar uma loja antes e conhecer a qualidade dos produtos.

 

O ideal é deitar de barriga para cima, para baixo e avaliar se o colchão cede muito quando você coloca o seu peso nele. Se parecer desconfortável, teste o próximo modelo. A tendência, acredite, não é melhorar.

 

Sempre prefira modelos que têm selo de certificação, que possuem seguro estendido e foram feitos por companhias idôneas. Eles podem ser um pouco mais caros do que os demais, mas certamente valerão mais a pena.

Travesseiros e melhor posição para dormir

A altura do travesseiro varia de acordo com a posição predileta do indivíduo: quem tem o costume de deitar de costas, por exemplo, deve utilizar um travesseiro baixo, que o permita ficar com a cabeça e os ombros alinhados, e colocar um travesseiro sob os joelhos, com o intuito de acomodar as pernas.

 

É recomendado escolher um travesseiro de boa qualidade, feito de material hipoalergênico e fácil de ser lavado. Protetores podem ser utilizados, para manter o material que reveste o travesseiro limpo por mais tempo. Ele deve ser substituído quando ceder ou, no máximo, dentro de dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.