19/02/2020 às 15h28min - Atualizada em 19/02/2020 às 15h49min

Polícia Militar dá dicas de segurança para o Carnaval em São Roque

Programa Carnaval Mais Seguro

- Fotos: Divulgação / PM

Com a chegada do Carnaval, as autoridades policiais entram em ação para fazer com que as festividades ocorram de forma segura para a população. Entretanto, é importante que o cidadão também faça a sua parte, tomando medidas de segurança de forma preventiva, para evitar que marginais possam se aproveitar da situação e cometerem crimes comuns durante a época carnavalesca.

Confira algumas dicas:

Se beber, não dirija: as festas de Carnaval sempre contam com bebidas alcoólicas e assim é muito fácil que algumas pessoas bebam além da conta, o que pode trazer riscos quando esta pessoa passa a dirigir um veículo, já que a ingestão de bebida no organismo pode provocar diminuição da atenção e da vigilância, reflexos mais lentos, dificuldade de coordenação e redução da força muscular, entre outros.

Assim, é importante que a pessoa que saiba que irá beber durante a comemoração evite seguir de carro até o local das festividades  ou, caso esteja em um grupo, sempre tenha um integrante que saiba que não irá beber, para que possa assumir o volante e, assim, levar e trazer o grupo em segurança.

Evite tumultos: infelizmente sempre existem confusões e brigas nos carnavais, porém mesmo que você não esteja envolvido nestes incidentes, é sempre bom ficar atento a eles para evitar complicações. Caso veja um incidente que tenha se transformado em confusão ou ameace começar um, deixe o local rapidamente ou pelo menos se afaste dos encrenqueiros para evitar se envolver no ocorrido.

Cuidado com o dinheiro: se existe um local onde você não deve se expor é em grandes aglomerações, principalmente quando o assunto é dinheiro. Manusear notas em locais cheios de gente pode chamar a atenção de marginais da área, que estão sempre atentos para abordar desavisados. Deste modo, priorize o uso de cartões de crédito e ande sempre com pouco dinheiro, para realizar compras pequenas e que possam ser feitas rapidamente.

Cuidado com os pertences: quando estiver em grandes aglomerações, sempre mantenha seus pertences a frente do seu corpo, evitando colocar celulares ou carteiras nos bolsos de trás da calça. Se estiver com bolsas ou mochilas, coloque elas à frente do corpo e smartphones e carteiras nos bolsos da frente, onde você sempre pode ter acesso a eles de forma fácil e natural.

Não aceite nada de estranhos: já dizia o ditado “Quem vê cara, não vê coração”. Pensando nisso, é importante ficarmos atentos às pessoas ao nosso redor, que podem muitas vezes tentar nos fazer mal de diversas formas e, deste modo, evite aceitar produtos oferecidos por pessoas desconhecidas, como bebidas alcoólicas, pois nunca sabemos os tipos de produtos que podem ter sido inseridos nestes materiais.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.