A Prefeitura de Araçariguama informou que, além de decretar situação de emergência, o Prefeito João Batista Damy Correa Júnior (Joca) determinou também a criação de um comitê para avaliar e tomar as medidas necessárias para amenizar os transtornos causados pela intensa chuva que assola o município e região.
Presidido pelo chefe do executivo e composto por representantes das secretarias de Governo, Administração, Planejamento, Obras, Assistência Social, Jurídico e também da Defesa Civil e Policia Militar, o comitê elaborou e implantou uma série de medidas, dentre elas o monitoramento dos pontos de riscos; a aquisição de maquinário e equipamentos emergenciais; o Ginásio do Campeões foi transformado em ponto de recepção para atender, se necessário, famílias desabrigadas e também ponto de arrecadação de mantimentos, roupas e outras doações; contenção de barrancos; solicitou junto a Defesa Civil do Estado colchões, cobertores, kits de higiene para serem distribuídos às famílias atingidas; servidores municipais de diversas secretarias trabalharão em escalas de plantão; as aulas foram suspensas até quarta-feira para evitar riscos de deslocamentos dos alunos; dentre outras medidas paliativas.
Em Araçariguama, nove bairros foram afetados e desde a madrugada equipes da Prefeitura estão percorrendo os principais pontos da cidade para auxiliar os moradores, fazer um levantamento dos estragos, providenciando os consertos emergenciais, coletando as urgências e trabalhando para amenizar os transtornos causados pelo ocorrido.
Ao menos 12 famílias ficaram desabrigadas (10 estão em casas de parentes e 2 estão sendo assistidas pela Secretaria de Assistência Social); foram registrados o desmoronamento de 2 casas e parte de uma igreja; algumas estradas rurais chegaram a sofrer até 6 metros de erosão; houve deslizamento e desbarrancamento em diversos pontos da cidade; a ponte que liga os Bairros Tanque Velho e Meirelles ruiu devido a força das águas; alagamento no entorno do Parque da Mina e em diversos Bairros.
Apesar desses desastres que resultaram em danos humanos, materiais e ambientais e prejuízos econômicos e sociais, o Município não registrou nenhuma morte.