11/02/2020 às 09h30min - Atualizada em 10/02/2020 às 15h41min

Evite danos com o carro e saiba como agir em caso de alagamento

Algumas ações podem ser tomadas para não danificar o carro e evitar transtornos ao motorista

- Fotos: Reprodução / internet

Nas grandes cidades é assim: choveu, parou. Além da temporada de chuvas castigar os motoristas que ficam em meio aos engarrafamentos, muitas ações - às vezes, negligenciadas – podem custar as boas condições do veículo.

Manutenção preventiva, checagem dos itens de segurança e saber como proceder são grandes aliados nessas situações. Para enfrentar o mau tempo no trânsito, o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis, Denis Marum, alerta: “Atravessar alagamento não é prova de coragem. É colocar seu patrimônio em risco”.

Algumas ações podem ser tomadas para não danificar o carro e evitar transtornos ao motorista: “Confira o estado das palhetas do limpador de para-brisas e atenção à bateria. Carros com mais de dois anos devem ter cuidado especial. Pode haver sobrecarga com a parte elétrica acendendo as lanternas, ligando ar condicionado, desembaçadores e até mesmo o rádio”, alerta Marum.

Dicas de prevenção para enfrentar os dias de chuva:

palhetas do para-brisa não podem estar ressecadas; água do esguicho deve ter líquido desengordurante; luzes das lanternas devem estar em perfeito estado; pneus não podem estar carecas; verifique o sistema de freios; desembaçadores traseiro e dianteiro devem estar funcionando; borrachas das portas devem estar em bom estado para vedar a entrada de água; a bateria deve estar em bom estado e bem carregada.

A dica principal é evitar enchentes. A altura máxima para passar numa área alagada, é a metade da roda. Mas, em caso de estar no congestionamento e a água subir rápido, procure:

não deixar de acelerar o carro durante toda travessia; passar em 1ª marcha e devagar (porque a aceleração do carro evita a entrada de água pelo escapamento); evitar marola para que a água não alcance a entrada do filtro de ar. Verifique a passagem de caminhões e carros ao seu lado ou em sentido contrário; se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado, se assim for possível. Jamais arrisque a sua segurança.

Pós-enchente

Para quem foi vítima de alagamento e o carro ficou na água, é preciso ser rápido na manutenção interna do veículo e nos cuidados com o motor. “Depois de enfrentar a enchente, o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão, a perda e a desvalorização serão ainda maiores”, comenta Denis Marum.

é necessário trocar os óleos do motor, transmissão e diferencial do veículo; limpar a parte externa do radiador; verificar o filtro de ar e água nos faróis; fazer limpeza no sistema de freios; fazer a limpeza interna: lavar bancos, carpete e forrações para evitar o mau cheiro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.