10/02/2020 às 09h35min - Atualizada em 10/02/2020 às 16h03min

Chuva causa dezenas de alagamentos e trava trânsito em São Paulo

Recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa na capital

- Fotos: Reprodução / G1
Fonte: Portal G1

O temporal que atinge São Paulo desde domingo (9) deixou a cidade com trechos intransitáveis nas marginais Tietê e Pinheiros, além de comprometer a circulação dos transportes públicos.

No começo da manhã desta segunda-feira (10), a cidade chegou a registrar 76 pontos de alagamentos, sendo 68 transitáveis e 8 transitáveis interditáveis. Entretanto, às 9h este número baixou para 56 pontos de alagamentos, sendo 51 intransitáveis e 5 transitáveis.

O metrô opera normalmente, mas a linha 9 da CPTM parou - a linha 8 da CPTM ficou paralisada até às 9h10.

A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada pelas chuvas e a recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa.

Devido às chuvas, o rodízio de veículos foi suspenso por todo o dia.

Confira abaixo a situação do trânsito e dos ônibus.

Fevereiro: chuva em SP é a maior em 24 horas para o mês em 37 anos;

Rodízio de veículos: suspenso por todo o dia;

Marginais: Tietê e Pinheiros chegaram a ficar fechadas em pontos com alagamento;

Chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto e Dutra registraram congestionamento; a situação era a mesma na Castello Branco e na Imigrantes;

Congestionamento: por volta de 8h, havia 89 km de lentidão em toda cidade;

Trens: a linha 9 da CPTM está operando parcialmente após ficar quase toda a manhã parada — a 8 ficou paralisada por algumas horas e também opera parcialmente;

Metrô: opera normalmente;

Aeroportos: Guarulhos e Congonhas tiveram voos cancelados;

Ocorrências: os Bombeiros registraram, da meia-noite às 11h30, na Grande São Paulo, 796 acionamentos por enchentes, 120 quedas de árvores e 140 desabamentos/desmoronamentos;

Deslizamentos de terras: uma menina soterrada foi resgatada com vida em Osasco, e um ônibus foi atingido na Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, na capital;

Órgãos públicos: o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o expediente em todas as unidades judiciais da comarca da Capital. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) também não terá expediente nem atendimento. Também não haverá atendimento na Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo;

Escolas: a Secretaria de Educação do Estado suspendeu as aulas em 37 das 5,1 mil unidades de toda a rede. Instituições particulares também cancelaram aulas.

Ônibus

A SPTrans informa que a circulação dos ônibus municipais está prejudicada e que as equipes reforçaram o monitoramento da operação dos ônibus, orientando os passageiros em seus deslocamentos.

Em razão dos pontos de alagamentos intransitáveis, os ônibus não circulam em importantes vias como:

Av. das Nações Unidas;

Av. Marquês de São Vicente;

Av. Dr. Chucri Zaidan;

Av. Prof Francisco Morato,

Av. Pres Castelo Branco;

Av. Santos Dumont (Bom Retiro);

Av. Nossa Senhora do Ó;

Av. Braz Leme;

Av. Giovanni Gronchi, Av. Interlagos;

Av. Santo Amaro;

Av. Miguel Estefno;

Av. 11 de Junho.

As garagens da Santa Brígida, que atende às regiões da Lapa, Barra Funda, Pirituba, Jaraguá; e da MoveBuss, que atende às regiões de Sacomã, Sapopemba e Vila Prudente, tiveram atrasos na saída dos coletivos.

Os 31 terminais de ônibus municipais estão operando normalmente e não há alagamento no interior desses equipamentos, entretanto, os ônibus têm dificuldade em realizar o atendimento devido ao acesso prejudicado pelos alagamentos.

O Plano de Ação Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a pedido da CPTM, em decorrência de problemas que afetaram a circulação dos trens na linha 9 - Esmeralda entre as estações Osasco e Santo Amaro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.