08/01/2020 às 16h53min - Atualizada em 08/01/2020 às 18h03min

Prefeitura decreta situação de emergência após alagamentos em Araçariguama

Quatro famílias ficaram desalojadas

- Fotos: Reprodução / Facebook
Fonte: Portal G1

A Prefeitura de Araçariguama decretou situação de emergência em decorrências dos danos causados pela forte chuva que atingiu a cidade e causou estragos na terça-feira (7). Devido a precipitação, o Córrego dos Macacos, curso de água que passa pela cidade, transbordou na região do bairro Sintra Gordinho e acabou alagando ruas e invadindo casas da região.

Segundo a administração municipal, ao todo, quatro famílias ficaram desalojadas e precisaram ir para a casa de parentes. A administração municipal agora irá contratar uma empresa para fazer o desassoreamento do córrego, além de iniciar o planejamento para a instalação de novas tubulações no sistema de drenagem do bairro Sintra Gordinho, que foi o mais afetado pelo temporal.

Não existe registro do volume de água que caiu sobre a cidade, entretanto, a previsão para a região é de que ocorram mais precipitações fortes durante a semana.

Infelizmente alagamentos na área do Cintra Gordinho não são novidade para a população local, que já enfrentou situações parecidas no passado. Em janeiro de 2017 a Prefeitura, na época sob mandato de Lili Aymar, decretou Situação de Emergência após os danos e inundações ocorridas nos bairros Cintra Gordinho, Igavetá, Vila Alumínio, Terra Baixa, Santa Ella, Novo Tigrão, Bairro da Lagoa e Bom Jardim, regiões que historicamente também sofrem com danos causados por precipitações.

O histórico da cidade com alagamentos é tão conhecido que em dezembro do ano passado, representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil estiveram em Araçariguama, visitando os bairros mais afastados do centro municipal em busca de situações de risco relacionadas a inundações e deslizamentos de terra.

As chuvas também atingiram outras cidades da região, como em Iperó, onde a rua Paraná foi totalmente tomada pela água e moradores do Jardim São Roque também relataram forte enxurrada que invadiu algumas casas. Não há registro de famílias desabrigadas na cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.