23/11/2019 às 00h00min - Atualizada em 23/11/2019 às 08h40min

Dia da Consciência Negra é celebrado com atividades em escolas de Mairinque

Alunos participaram de ações que valorizam a cultura afro-brasileira

- Fotos: Divulgação

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Mairinque realizaram ao decorrer da semana diversas atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o país na quarta-feira (20). Como parte da programação especial, os alunos das diferentes unidades escolares também participaram de ações que valorizam a cultura afro-brasileira.

A E. M. Prof.ª Thereza Caramante Chesine, Bairro Marmeleiro, recebeu uma demonstração de capoeira, organizada pelos membros e alunos da APAE de São Roque, que encenaram diversos movimentos dessa importante expressão cultural brasileira. No evento, que contou com a participação da E. M. Felipe Lutfalla, os estudantes também expuseram os trabalhos desenvolvidos em sala, sendo esses, obras artísticas valorizando inúmeras personalidades negras, tais como Nelson Mandela, Marielle Franco, Martin Luther King e Joaquim Barbosa.

Já a E. M. Prof. Horácio Ribeiro, localizada no Bairro Setúbal, o projeto “Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro” trabalhou com os estudantes a forma que as culturas africanas influenciaram, em diferentes aspectos, os costumes nacionais.

Além disso, todas as instituições de ensino desenvolveram atividades para auxiliar os alunos na compreensão e construção da identidade brasileira, principalmente a diversidade étnica e cultural trazida pelos povos africanos.

A Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti, enfatiza a qualidade de todos os trabalhos desenvolvidos e como eles influenciam os estudantes. “É realmente fantástico o envolvimento de todos numa data tão importante, pois através de projetos como esses realizados dentro das escolas, é possível ensinar sobre valorização e respeito à cultura negra. Desde cedo, precisamos mostrar a importância de respeitar a cultura dos diferentes povos, principalmente no Brasil, que é constituído por várias etnias”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.