24/11/2019 às 09h45min - Atualizada em 22/11/2019 às 15h41min

Usina Solar promete energia renovável e mais barata para São Roque e região

O uso de energia solar para o abastecimento elétrico de casas tem se popularizado

- Fotos: Divulgação

A construção de uma usina solar promete oferecer energia mais barata e “limpa” para a população de São Roque e região.  A empresa Sun Mobi, iniciou no dia 21 de outubro, as obras de construção da usina solar Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz (SP), que terá capacidade para abastecer os consumidores da área de concessão da CPFL Piratininga, no interior e litoral do Estado de São Paulo, incluindo São Roque, Mairinque, Alumínio, Araçariguama e Ibiúna.

O uso de energia solar para o abastecimento elétrico de casas tem se popularizado com os anos pela sua praticidade e economia a longo prazo, entretanto um dos maiores impedimentos para a implantação deste equipamento é a instalação dos painéis nas casas, o que pode gerar gastos expressivos. Entretanto, segundo a empresa, estes problemas não serão realidade com relação a usina da Sun Mobi, cuja eletricidade é entregue através de postes de luz que já existem na cidade.

“Nosso modelo de negócios garante o acesso do consumidor à energia solar sem a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos no próprio telhado. O formato permite a democratização do acesso à energia solar”, explica o sócio da enertech brasileira Guilherme Susteras.

A instalação da usina está sendo feita em etapas paralelas. A construção propriamente dita, que contempla ações como a montagem das estruturas metálicas, a instalação dos módulos fotovoltaicos e a conexão dos quadros elétricos, deve ser concluídas no início de janeiro. As demais fases incluem a construção da subestação, prevista para novembro, e a conexão da usina com a rede de distribuição, cujas obras já estão em andamento.

Serviço começa a funcionar já em 2020

Com um investimento de R$ 4 milhões, a data prevista para ligação da usina à rede de distribuição de energia elétrica é 10 de janeiro de 2020 e a partir desse dia, os créditos relativos à energia gerada na usina da Sun Mobi passam a ser contabilizados na conta de luz dos clientes que optarem em adquirir o serviço.

Os clientes interessados podem adquirir o serviço através de um contato com a empresa (11  3071-1863, seja pelo site ou telefone e promete uma adesão rápida e sem grandes burocracias.  

Embora a questão ambiental seja importante, esta reportagem questionou se a adesão ao novo modelo de energia trará mudanças no bolso do contribuinte. Em resposta, a Sun Mobi afirma que possibilita o acesso a uma energia limpa e renovável sem qualquer adicional nas contas de luz. “Muito pelo contrário: os clientes da empresa deixam de pagar as bandeiras tarifárias, o que pode representar economia significativa dependendo do período do ano”, explica Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.

Quando a pessoa assina o serviço, as contas de luz continuam a chegar a residência, porém informando sobre o valor que foi gasto pela energia disponibilizada pela Sun Mobi e que é pago a empresa através do cartão de crédito. O valor é pago mensalmente com prazo de adesão mínimo de seis meses, renovável mensalmente e, que pode ser cancelado a qualquer momento após os primeiros seis meses.

Informações importantes e que devem interessar os clientes dispostos a experimentar o serviço que promete trazer economia, além de um controle mais ativo do consumo de energia e o estímulo à adoção de ações que evitam desperdícios. “Inclusive já percebemos, na nossa base de clientes, que há oportunidades significativas de redução de consumo mudando hábitos simples e sem abrir mão do conforto”, afirmou Alexandre Bueno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.