19/11/2019 às 16h30min - Atualizada em 19/11/2019 às 17h40min

Dia da Consciência Negra é comemorado no domingo em São Roque e Mairinque

Araçariguama decretou ponto facultativo

O Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil nesta quarta-feira (20), terá suas comemorações realizadas em São Roque e Mairinque neste domingo, dia 24, de modo que os órgãos e escolas municipais realizam seus atendimentos normalmente no dia.

Segundo a Associação Comercial de São Roque, comércios da cidade também funcionam normalmente nesta quarta-feira. Agências bancárias também devem cumprir seus horários de atendimento diários.

Em Araçariguama foi decretado ponto facultativo, ou seja, órgãos e escolas municipais terão suas atividades suspensas, entretanto serviços de saúde, vigilância sanitária, limpeza urbana, assistência social, Defesa Civil, Guarda Municipal e Patrimonial desempenham suas atividades normalmente.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, mas foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante em 2011. Como a data não faz parte dos feriados nacionais, cabe a cada município decidir como irá aderir a data.

Atualmente mil cidades aderiram a data como feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada Câmara de Vereadores, que decide se haverá o feriado no município. Em São Roque a celebração é no quarto domingo de novembro desde 2007.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.