Produtos químicos encontrados em maquiagens e spray de cabelo podem causar menopausa precoce nas mulheres, advertem os pesquisadores.
A preocupação generalizada em relação a esses produtos já existe: estudos recentes têm mostrado que substâncias químicas encontradas em plásticos, cosméticos, produtos domésticos e embalagens de alimentos podem aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade.
Mas a descoberta de pesquisadores americanos vai além e afirma que esses produtos estão interrompendo os sistemas reprodutivos das mulheres, incluindo os ovários, o que leva à menopausa precoce.
A médica Dr. Natália Grindler, da Universidade de Washington, e sua equipe analisaram os níveis de ftalatos (composto químico utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável) no sangue e na urina de 5,7 mil mulheres.
Aquelas que apresentaram maiores valores desse composto no corpo passaram pela menopausa dois ou três anos antes da idade padrão, que é de 51 anos de idade.
Natália explicou ainda que, em alguns casos, algumas mulheres passam pela menopausa 15 anos mais cedo, por volta dos 35 anos, segundo o site Daily Mail:
— Esse quadro clínico tem grande impacto na saúde da mulher. Nós achamos que essas substâncias têm o potencial de afetar a função ovariana e a reprodução humana.
Segundo a médica, apesar de se tratar de uma pesquisa preliminar, as evidências já são suficientes para sugerir um impacto prejudicial a longo prazo.