29/10/2019 às 14h26min - Atualizada em 29/10/2019 às 14h28min

Prefeitura instala desfibriladores automáticos em UBSs de São Roque

Aparelho é usado nos primeiros socorros de vítimas em parada cardíaca

- Fotos: Divulgação

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque está equipando todas as Unidades Básicas do Município com Desfibriladores Externos Automáticos (DÉA), aparelhos que são utilizados nos primeiros socorros durante situações de parada cardiorrespiratória.

O DÉA é responsável por identificar o ritmo cardíaco e indicar procedimentos para a retomada dos movimentos do coração, como massagem e até choques elétricos. Por ser auto didático, pode ser manuseado por qualquer pessoa treinada (não necessariamente por operador treinado em suporte de vida avançado). Profissionais das UBSs foram treinados, pelo enfermeiro do 192, Léo Rodrigues, para utilizarem o equipamento.

Os aparelhos estão sendo instalados na UBSs Villágio Emília, São João Novo, Maylasky, Vila Nova, Saboó, Canguera, Goianã e Bairro do Carmo, Unidade Central (Av. Marginal) e Centro de Saúde II (prox. Rodoviária).

Os 12 DÉAs foram comprados por meio de emendas parlamentares destinadas por deputados, por intermédio de vereadores da base do prefeito Claudio Góes.

A diretora Daniela Groke comenta que muitas vezes, é nos postos de saúde que os moradores procuram os primeiros atendimentos até a chegada do serviço especializado. “Por isso, equipar as UBSs com o aparelho é fundamental, dada sua agilidade, segurança e eficiência no atendimento à pessoa em parada”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.