25/10/2019 às 16h35min - Atualizada em 28/10/2019 às 10h14min

Qual é a idade certa para a criança começar a estudar?

O ideal é buscar uma metodologia de ensino que ajude os pequenos

- Foto: Reprodução / Internet
Método Kumon

Essa é uma das maiores dúvidas dos pais. O ideal é buscar uma metodologia de ensino que ajuda as crianças a se desenvolverem desde cedo.

Não existe idade certa para começar a estudar. É na infância que o cérebro se torna mais ativo e por isso as crianças têm mais facilidade em reter e memorizar informações. Ensinar a criança desde cedo a ajudará nos estudos futuros, isto é, ela terá mais facilidade em aprender uma matéria nova, por exemplo.

Na primeira infância, período que corresponde aos seis anos iniciais, as características cognitivas e emocionais começam a ser estruturadas. Nessa etapa, ocorre o desenvolvimento da linguagem, principal ferramenta de comunicação e acesso ao conhecimento. A criança começa a falar e a perceber um universo de palavras no dia a dia. Logo, para ajudar a criança a aprender a falar e a se interessar pelo universo das letras, é essencial colocá-la em contato com os livros desde tenra idade.

Cartazes, placas e papéis, além de aparelhos eletrônicos, como televisão e celular, tornam-se notórios aos pequenos. Assim, para ajudá-los a compreender o código linguístico, é fundamental introduzi-los em um ambiente de aprendizagem, onde possam ter experiências diversas que fortaleçam suas funções cerebrais e os preparem para a etapa da alfabetização.

O ideal é antes de trabalhar efetivamente o letramento e a escrita, é trabalhar com as crianças por meio do processo chamado de pré-alfabetização. Através de diversos materiais lúdicos que os ajudam a obter vocabulário, ritmo, articulação dos sons das letras e gosto pelos livros.

Ao começar a ler, seu filho adquire vocabulário, assimila o som das palavras, desperta a imaginação e aproxima-se de outras culturas. Desenvolver o gosto pela leitura pode potencializar o processo de alfabetização.

Quanto antes o aluno começar, melhor!

No entanto é fundamental que a criança seja inserida em um rico ambiente de aprendizagem.

Para instigar o hábito de leitura é fundamental os pais oferecerem livros de acordo com estágios de aprendizado. Dessa maneira, os pequenos são apresentados a diferentes gêneros literários, descobrem suas preferências e alcançam gradativamente obras mais complexas.

A leitura é uma técnica que precisa ser dominada. Os pais devem estimular e ler com os filhos em casa. Praticando, a criança adquire gosto pelos livros, amplia o vocabulário e passa a compreender melhor os textos. Confira algumas sugestões de literatura infantil que o Método Kumon separou para você ler com o seu filho. Potencialize as competências de seu filho desde cedo!

Cinco dicas de livros para ler com os pequenos em casa

1. O grande rabanete (Tatiana Belinky)

Os personagens estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair. A história é narrada como um conto cumulativo, no qual os trechos anteriores se repetem e se somam aos parágrafos seguintes. Esse recurso tem como objetivo treinar a memória. As frases são simples, portanto, adequadas para o início da aprendizagem. Aborda noções de solidariedade, cooperação e trabalho em equipe.

2. O espaço (Blandina Franco e José Carlos Lollo)

No dicionário, existem 20 definições da palavra “espaço”. Na internet, é possível encontrar mais de 64 milhões de significados. Afinal, o que é espaço? Ideal para pré-escolares, o livro explica de forma simples quão grandioso e, ao mesmo tempo, vazio é o universo. Divertido, leve e gostoso de ler.

3. Hoje me sinto - um abecedário de emoções e grafismo (Madalena Moniz)

A obra apresenta os sentimentos de A a Z. Poética, traz ilustrações a aquarela e a tinta-da-china para narrar as emoções de um personagem. Cada palavra é acompanhada por uma imagem. Assim, de forma lúdica, o leitor conhece o alfabeto.

4. Vai embora, Grande Monstro Verde! (Ed Emberley)

Quem tem um nariz grande azul-esverdeado, dentes brancos afiados e enormes olhos amarelos? O Grande Monstro Verde! O autor Ed Emberley criou essa história para ajudar as crianças a espantarem os monstros noturnos de sua imaginação. Será que o Grande Monstro Verde vai embora até o fim do livro?

5. O que tem dentro da sua fralda? (Guido Van Genechten)

Divertido e interativo, fala sobre a curiosidade do Ratinho. Ele não sossega enquanto não descobre o que há dentro da fralda do Porquinho, da Cabrita, do Coelho e do Bezerro. E o que será que há dentro da fralda do Ratinho? Uma grande surpresa aguarda o leitor.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.