25/10/2019 às 15h36min - Atualizada em 28/10/2019 às 16h45min

‘Matemática não é um bicho de sete cabeças’

Professora fala sobre o desafio que é incentivar os jovens na disciplina

- Da Redação: Rafael Barbosa
iStock

A Matemática é uma disciplina que causa terror em muitos alunos. Tida como uma das matérias mais “difíceis” da grade curricular, tanto no ensino fundamental, quanto no 2° grau, o receio em aprender esta disciplina leva muitos estudantes a passarem boa parte de suas vidas acadêmicas tendo medo ou rejeitando a matéria.

Um estigma que causa um duplo desafio aos professores de matemática, que precisam não apenas encontrar formas de ensinar seus alunos, como também de fazê-los entender como o mundo dos números pode ser divertido e apaixonante.

Desafio enfrentado diariamente por profissionais como a professora Izilda Aparecida Ghissardi, que há 34 anos leciona matemática, porém que também já foi uma criança que tinha receio quanto a disciplina. Foi exatamente uma educadora a responsável por fazê-la perder o receio em aprender e dedicar sua vida a ensinar esta ciência.

“Compreendo esta reação negativa dos alunos com a matemática porque também passei por essa experiência. Mas, quando estudante, tive uma professora no Ensino Médio que me fez acreditar que eu era capaz de aprender e, pela primeira vez, compreendi o funcionamento desta matéria. A partir daí me encantei e quis encarar os desafios dessa disciplina”, relembra.

Uma inspiração que segue a profissional até hoje no seu desafio de incentivar as jovens mentes sobre as maravilhas do universo das ciências exatas, já que segundo ela, o papel do professor é amenizar essa preocupação, e proporcionar oportunidades de aprendizagem a todos os alunos.

Uma tarefa que depende em grande parte da habilidade do professor em criar um vínculo com o estudante, para que ele se expresse e confie no profissional que está lhe ensinando. “É importante estar ciente do potencial de cada aluno e que todos podem alcançar os seus objetivos de aprendizagem”, comenta a educadora.

Segundo a professora, um dos segredos é mostrar aos alunos que a Matemática não é um “bicho de sete cabeças”, mas que apesar de não ser difícil, exige esforço e dedicação acompanhados de rotina de estudo, como qualquer outra disciplina.

Entretanto, ensinar os jovens não é uma tarefa que cabe apenas a pessoa que está em frente a classe, principalmente porque o ato de ensinar é uma empreitada que conta com grandes desafios, já que hoje os jovens têm diversos elementos que podem lhes tirar a atenção sobre a matéria que está sendo ensinada, como as redes sociais.

Por isso, segundo Izilda, é importante que o professor consiga usar a tecnologia a seu favor, já que ela pode ser uma ferramenta de aprendizagem importante, mas também é fundamental o incentivo dos pais alunos. “Ajudar os estudantes a lidarem melhor com uma disciplina é uma tarefa que também cabe a família, e não só em relação a Matemática e sim a toda vida escolar dos filhos”, completa Izilda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.