24/10/2019 às 15h09min - Atualizada em 24/10/2019 às 15h09min

Em alusão ao Outubro Rosa, CIESP Sorocaba realiza palestra de conscientização de prevenção ao câncer de mama

Ministrada pela Dra. Alice Francisco, evento será gratuito e aberto ao público em geral

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo somente para o de pele, e o mais comum entre as mulheres. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. 

 

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) irá realizar na próxima quinta-feira, (31/10), às 9h30, em sua sede, uma palestra em parceria com a Verbo Comunicação e a Associação Comercial de Sorocaba, por meio do Núcleo Mulher de Negócios.

A palestra será ministrada pela mastologista Dra. Alice Francisco, que é Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-graduada em Oncogenética pelo Einstein, especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO, em Mastologia pela SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) e em mamografia pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia).

Segundo a médica, cerca de 60% dos casos de câncer de mama no Brasil ainda são diagnosticados em estágios mais avançados. “Somente com informação, educação em saúde e com orientação é possível mudar este panorama, aumentando as possibilidades de cura da doença” explica Alice.

 

A especialista ressalta ainda que a detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura. “A melhor maneira de identificar os sintomas é prestando atenção ao aparecimento de caroços (nódulos) na mama, pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas), geralmente endurecido, fixo e indolor. Inchaço, alterações na coloração, tamanho, formato, textura da pele das mamas e secreções que saem dos mamilos também são sinais de alerta”, observa.

 

A mastologista explica também que uma das principais maneiras de evitar a doença é manter uma dieta equilibrada aliada à prática de atividades físicas. “Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis. Uma ingestão rica em alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais integrais podem prevenir novos casos”, esclarece.

 

A palestra é gratuita e aberta ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=689. O CIESP Sorocaba fica localizado na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone  (15) 4009-2900.

 

Serviço:
O que: 
Palestra “Câncer de mama e qualidade de vida: a importância das ações de qualidade de vida como prevenção do câncer e após o diagnóstico e tratamento".
Data: 31 de outubro (quinta-feira), a partir das 9h30
Local: CIESP Sorocaba
Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista
Inscrições:  http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=689
Informações: (15) 4009-2900
Evento gratuito e aberto ao público. Vagas limitadas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.