01/10/2019 às 00h00min - Atualizada em 01/10/2019 às 10h36min

Após meses ruins, empresariado supermercadista volta a ficar otimista

Expectativa de um PIB melhor em 2020 faz projeções de varejistas subirem 43%

Assessoria de Imprensa
divulgação

Os empresários supermercadistas estão novamente otimistas com os cenários atual e futuro do setor, é o que aponta a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS). A expectativa em vendas cresceu 14 pontos percentuais, indo de 36% em agosto para 50% em setembro. Já a expectativa de um PIB melhor no próximo ano fez o nível de otimismo quanto à atividade econômica nacional subir de 7% para 50%. No geral, a confiança cresceu de 35% para 38%.

O impacto da Semana do Brasil e da liberação do FGTS são as principais expectativas para reavivar o PIB também ainda para este ano. Essa posição é fundada no bom momento das medidas do governo, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que segue para sanção presidencial, a Reforma da Previdência, que tramita no Senado e prevista para começo de outubro, e os movimentos bem encaminhados da Reforma Tributária.

O percentual de empresários pessimistas com o futuro aumentou de 16% para 23%, o que demonstra ainda haver incertezas no futuro da política econômica brasileira. Em geral, os dados apontam que o pior momento do ano, observados em maio e junho, já passou, quando o pessimismo passou de 30% e o otimismo para menos de 10% no período.

 

 

 


NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.


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