25/09/2019 às 14h15min - Atualizada em 25/09/2019 às 14h15min

Fake News sobre sequestro de crianças estão sendo espalhadas em São Roque

Não compartilhe informações duvidosas

- Fotos: Reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa

Uma notícia falsa sobre sequestro de crianças está sendo compartilhada através das redes sociais de São Roque e região. Uma munícipe entrou em contato com a nossa redação informando ter recebido a informação de três pessoas diferentes através do WhatsApp, o que a deixou extremamente preocupada.

A mensagem é a seguinte (os erros ortográficos e de pontuação foram mantidos para preservar a forma original da mensagem):

“Tomar cuidado com as crianças. Um policial de São roque alertou agente no quinta do marques.. Que ontem dois homens arrancou uma criança dos braços da mãe e sequestrou ..hoje teve mais uma moto que quis levar outra criança.mais a mãe começou a gritar e ele correu ..E estão aqui em Araçariguama  estão nas escola dizendo que os pais mandou pegar ..E pegando até nas calçada..cuidado é avise outras pessoas ..algum  suspeito  chamar a polícia..”.

A notícia ganhou força e também falava de um homem moreno de 38 anos, que estaria sequestrando meninas.

“Como mãe, ficamos aflitas quando recebemos uma informação como esta, então resolvi procurar vocês (Jornal da Economia), pois com certeza estariam sabendo sobre o assunto, se ele fosse verdade”, informou a munícipe, que terá seu nome preservado por esta reportagem.

Diante da situação, questionamos a Polícia Militar, citada na mensagem, sobre algum caso de sequestro que teria ocorrido recentemente e as informações retratadas acima. Em resposta, fomos informados que membros da corporação já estavam sabendo sobre esta fake news, que também teriam circulado também em grupos de vizinhança solidária da cidade.

Entretanto, a PM não recebeu qualquer notificação sobre desaparecimento de criança e, em contato com a Delegacia Municipal, a corporação também foi informada que nenhum registro semelhante ao caso descrito foi lavrado na cidade.

Deste modo, não existe registro oficial de que uma criança tenha sido sequestrada na cidade nos termos descritos na mensagem e, assim, nenhum policial teria avisado a população sobre este ocorrido. Assim, caso alguém receba esta mensagem ou uma que contenha alguma das informações acima, considere a notícia uma fake news e não repasse adiante.

As Fake News têm se tornado uma grande força de desinformação e devido a isso o Jornal da Economia, assim como outros meios de comunicação e autoridades, aconselha que o munícipe somente consuma notícias de fontes confiáveis e de credibilidade e, no caso de dúvida, consulte as autoridades ou a imprensa, nunca simplesmente repasse notícias duvidosas através das redes sociais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.