23/08/2019 às 10h28min - Atualizada em 23/08/2019 às 10h31min

Cerca de 26 mil eleitores ainda não realizaram seu cadastro biométrico em São Roque

Plantões e ações de divulgação tem sido feitas pela Justiça Eleitoral, mas sem o retorno esperado

- Fotos: Reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa

São Roque é a cidade de sua zona eleitoral com menos taxa de cadastro biométrico, segundo informações do Cartório Eleitoral da cidade. O município é o maior colégio eleitoral da Zona 131 que abrange as cidades de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama, entretanto é a cidade com menos taxa de adesão ao cadastro biométrico, atualização necessária para que as pessoas possam votar nas Eleições Municipais de 2020.

Atualmente a Zona Eleitoral 131 conta com 128.005 eleitores, sendo que apenas 79.048 registraram sua biometria, e dentro deste campo São Roque é o município com o maior número de votantes, com 59.439 eleitores, porém apenas 33.374 compareceram ao Cartório Eleitoral para realizar a atualização do seus registros.  

Deste modo, cerca de 26 mil eleitores ainda precisam realizar o cadastro da biometria, colocando São Roque no fim da lista dos municípios com eleitores que devem passar pelo procedimento para as próximas eleições. Até o fechamento desta edição, Araçariguama contava com 73,73% eleitores com a biometria registrada, seguida por Alumínio (63,76%), Mairinque (60,78%) e São Roque (57,94%).

Números preocupantes e que colocam a população e os próprios cartórios eleitorais em uma corrida contra o tempo, já que as cidades fazem parte dos 479 municípios paulistas onde a biometria é obrigatória, ou seja, os munícipes que não realizarem sua biometria até o dia 19 de dezembro terão seus títulos de eleitor cancelados.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral de são Roque, Maria Esmeralda Hengler ter o título cancelado pode trazer mais complicações do que as pessoas pensam. “Parte da população acredita que se ter o título cancelado a impede apenas de votar nas próximas eleições, mas é muito mais complexo que isso. Com o título cancelado a pessoa não tem a quitação eleitoral, necessária para realizar diversas movimentações como colações em faculdade, viagens internacionais, benefícios sociais, entrada na aposentadoria, além de poder trazer problemas com o CPF que já pode gerar outras complicações, como a regularização de contas bancárias”, completa.

Isso sem falar nas enormes filas que devem ocorrer no final do ano, caso grande parcela deixe para realizar o cadastro biométrico para a última hora.

Como realizar o cadastro biometrico

Realizar o seu cadastro biométrico é muito fácil. Primeiro basta acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (“http://www.tre-sp.jus.br), clicar na aba “Eleitor e Eleições” e em seguida na aba Agendamento.

O cadastro é simples e requer apenas o número do seu título de eleitor. Caso não tenha ou não lembre basta preencher alguns dados básicos.

No dia agendado compareça ao seu cartório eleitoral levando um comprovante de endereço em nome do eleitor e um dos seguintes documentos: RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc), certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação - CNH (não válida para primeiro título ou passaporte (desde que contenha filiação)

Quem ainda não tem o título de eleitor também deve levar o comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.