07/08/2019 às 13h57min - Atualizada em 07/08/2019 às 13h57min

SAMU de Cotia agora conta com serviço de ‘motolância’

Motocicletas estão equipadas para atendimento clínico e de trauma

- Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (05), o Prefeito de Cotia, Rogério Franco, entregou as duas motocicletas que serão utilizadas por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade. As motolâncias devem encurtar o tempo de resposta às ocorrências.

 “Nos últimos meses, fizemos grandes investimentos no SAMU com a entrega de um posto em Caucaia do Alto e, em breve, vamos entregar um posto em Granja Viana, com isso, a cidade terá a presença do SAMU nas três regiões da cidade: Cotia, Caucaia e Granja Viana”, disse Rogério Franco.

As motocicletas são de 650 cilindradas e estão equipadas para atendimento clínico e de trauma, sendo pilotados por um Enfermeiro e Técnico de Enfermagem. Segundo o secretário de Saúde, Magno Sauter, com a motolância o SAMU terá condições de atender com mais agilidade diversos tipos de ocorrência e, em alguns casos, evitar a necessidade de deslocamento da viatura. “Temos uma grande demanda de chamado que não precisam de remoção do paciente. Por exemplo, casos de hipoglicemia, que é uma demanda frequente, a motolância chega, faz a aplicação da glicose, estabiliza o paciente e pode ir embora”, disse Magno.

Caberá ao médico da Central do SAMU determinar como a ocorrência será atendida, pela motolância ou pela viatura de suporte (ambulância). “O que é fato nisso tudo é que o tempo de resposta vai melhorar muito. Ainda que a ocorrência demande da ambulância, com a motolância o socorro chega mais rápido e a vítima já começa a ser atendida”, destacou.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.