27/07/2019 às 12h00min - Atualizada em 26/07/2019 às 14h40min

Mairinque registra redução no número de queimadas e incêndios

37 ocorrências de queimadas no primeiro semestre deste ano

- Fotos: Divulgação

Mairinque registrou no primeiro semestre deste ano 37 ocorrências de queimadas. Segundo dados divulgados pelo Grupamento Municipal de Bombeiros, 16 destes casos aconteceram nos dois últimos meses e esses números representam uma diminuição com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas mais de 100.

Conforme os dados, grande parte das queimadas no município aconteceram em locais urbanos, sendo o Centro da cidade e os bairros Nova Mairinque, Jardim Vitória e Jardim Cruzeiro as regiões com o maior índice de ações de combate às chamas. No entanto, a região de Dona Catarina é onde os maiores incêndios foram registrados, devastando mais de 50 mil metros quadrados de vegetação.

Entre os fatores que agravam essas ocorrências, muito se deve a chegada do inverno, estação do ano mais comum pelo tempo seco e de baixa umidade. Em razão disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo deu início a Operação Estiagem no mês de maio, onde objetivo é intensificar ações de combate a incêndios.

 O Coordenador do Grupamento de Bombeiros e da Defesa Civil de Mairinque, Nilson Evandro da Silva, ressalta que mesmo com a redução de ocorrências, a população ainda precisa se conscientizar sobre o problema. “Apesar da redução do número de queimadas nesse ano, é importante que a população também faça a sua parte, principalmente durante esse período estiagem. O ar costuma ficar mais seco e pequenos objetos inflamáveis podem causar incêndios de grandes proporções, lembrando que segundo a Lei municipal nº 3545/2017 é crime atear fogo para fins de limpeza de terrenos”.

“Além de causar danos ao Meio Ambiente, a fumaça proveniente das queimadas, quando em contato com as vias respiratórias, diminuem a oxigenação do organismo, provocando asfixia o que pode levar à morte”, complementa Evandro.

O Grupamento de Bombeiros de Mairinque está localizado à Rua Antonio Alves de Souza, 360 – Centro. Para receber informações sobre a Defesa Civil mande um SMS para 40199. Em casos de emergência disque: 199 e (11) 4718-2013.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.