02/07/2019 às 10h58min - Atualizada em 02/07/2019 às 11h08min

Você sabe quais são as raças de cachorros usadas para treinar cães farejadores de drogas?

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação
BorderCollies em treinamento policial para farejar drogas. (FONTE: Daily Telegraph)

Ao falar de cães farejadores, talvez a primeira raça que venha à mente seja o Pastor Alemão. Essa é a raça que as pessoas mais conhecem como as mais escolhidas para farejar drogas. Porém, apesar de serem há muito tempo usados como cães de busca, resgate e policiais, os pastores não têm o monopólio nos trabalhos com drogas. O Pastor Alemão possui vesatilidade e recursos que são úteis para a tarefa, mas outras raças também possuem características naturais que são vitais para a detecção de substâncias.

De acordo com John J. Ensminger, autor do livro “Police and Military Dogs”, 2012 (tradução livre: Polícia e Cães Militares), os cães mais usados para farejar drogas são os Springer Spaniels e BorderCollies. Outras raças puras que também fazem o trabalho muito bem são os Weimaraners, Labrador Retriever, Golden Retriever, e Belga de Malinois. No entanto, há alternativas que vão além de cães de raça.

Mestiços também conseguem farejar

Longe de ser uma característica de raças puras, o farejo por drogas também pode ser feito por raças mestiças. Para tal, é preciso apenas que tenham as qualidades necessárias para fazer o serviço. Na maioria das vezes, essas habilidades de farejamento vêm de genes de diferentes linguagens que o cão mestiço herdou, e às vezes o cão apenas nasce com um talento especial para o farejo de substâncias.

Springer Spaniel, um dos cães mais utilizados para encontrar drogas. (FONTE: Dognutrition)

Cães por toda parte

Não é novidade que os cães ocupam um lugar central na população mundial. Quem não ama um pet que emana amor, lealdade e companheirismo? Esses seres mágicos estão presentes em filmes e livros famosos, como Marley e Eu. Não obstante, até mesmo empresas que operam no mercado financeiro utilizam a imagem do animal para atrair consumidores, como é o caso da netbet brazil, que exibe jogos de apostas temáticos, como o The DogHouse.

O que poucos sabem é que, graças às qualidades inerentes às diferentes raças e combinações, esses seres amáveis também podem contribuir enormemente para a civilização. A polícia utiliza a companhia leal dos cães para trabalhos que só eles podem concluir com maestria, como é o caso de achar drogas escondidas utilizando nada mais que o olfato. Para essa tarefa, os cães precisam ser ágeis na caça e perseguição, além de terem um senso olfativo excelente.

Certificando um cão farejador

A raça de um cão não o impedirá de obter o registro de Cão Farejador caso ele tenha as habilidades necessárias para completar o curso. Para se ter uma ideia, os padrões da Hornbecks.net nem incluem uma lista de raças para certificação. Os únicos requisitos são que o cão saiba como alertar o seu condutor caso tenha achado drogas, que consiga achá-las em menos de 10 minutos em 2 esconderijos diferentes, e mostrar proficiência para pesquisar uma variedade de áreas, incluindo as internas, externas e veículos.

Os cães realmente são seres incríveis, não é mesmo? Agora que você descobriu um pouco sobre esse trabalho no campo das drogas, fica fácil perceber a importância que os cachorrinhos têm na sociedade. Ao aliar-se às forças policiais, os farejadores de drogas tornam-se aliados inseparáveis no combate ao crime e ao tráfico de drogas ilícitas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.