10/05/2019 às 15h15min - Atualizada em 10/05/2019 às 23h47min

Ação comunitária em São Roque busca construir casa para família carente

Idosa e familiares vivem em situação de risco

- Fotos: Divulgação
Da Redação

O dentista e empresário são-roquense, Matheus Medeiros, procurou o Jornal da Economia com o objetivo de promover uma campanha social que busca conseguir ajuda para construir uma casa a uma moradora carente de São Roque e sua família. Em postagem publicada em sua rede social, Matheus comentou que a história do projeto começou quando foi convidado pela chefe do CRAS a visitar uma família que vivia em condições de alto risco.

Durante a visita, Matheus conheceu a senhora Maria José, uma mulher simples que vive com os filhos e que abriu as portas de sua casa para que o dentista conhecesse um pouco de sua vida e história.

“Ela me convidou para entrar em sua humilde casa, talvez a casa mais humilde em que eu já pisei e, talvez, a casa mais humilde que você verá.  Ela me abriu a porta, que dava para a cozinha, uma porta diferente das que conheço pois ao invés de madeira, era feita de pano, mas o que me chamou a atenção não era o cômodo simples, com seu fogão de lenha e sim o fato do teto baixo (de pouco menos de 1,70) ter um buraco de quase 70 cm e estar apoiado por um varão de metal”, comentou Matheus.

Durante sua visita ao pequeno barraco, de construção improvisada e precária, Matheus perguntou se o local tinha um quarto e foi levado a um "cômodo" que também estava caindo a esquerda, com madeira em um dos lados e cujas paredes eram feitas de panos escorados em três lados. “Perguntei sobre o banheiro, e ela me disse que era na região de mata no terreno, propriedade esta que pertence a sua sogra e foi dividido em vários pedaços pelos herdeiros. Isso me espantou, me assustou”, comentou o empresário em seu depoimento.

  

Diante da situação desesperadora desta família, que não tem nem mesmo um local para guardar seus alimentos, armazenados em um baú para que os ratos não comam, Matheus prometeu à senhora que se esforçaria para ajudá-la a ter uma casa. Um local simples, mas que ela pudesse chamar de lar e que possa trazer um pouco de dignidade e proteção a estas pessoas tão necessitadas.

Com isso, uma ação comunitária foi organizada com o objetivo de angariar pessoas que possam contribuir com esta causa. “Conto com a ajuda de quem puder. Já entrei em contato com uma amiga arquiteta, que irá fazer um "projeto", algo simples e que sirva para ajudar esta senhora. Eu irei precisar de muita coisa, sinceramente não sei como farei, mas farei, e conto com a ajuda de quem puder colaborar”, finalizou Matheus.

A campanha que iniciou nas redes sociais já começa a dar resultado, e já foram arrecadados sacos de cimento, uma janela de quarto e um kit banheiro. Quem puder ajudar com materiais de construção (restos e sobras servem), madeira, janelas, portas, cimento, utensílios de casa (guarda-roupa, fogão e etc) ou simplesmente puderem colaborar com sua mão de obra no dia da construção, podem entrar em contato com Matheus através de sua página no Facebook ou do seu telefone, (11) 98775-5555. O movimento já organizou um grupo através do WhatsApp onde todos podem se organizar e contribuir.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.