09/05/2019 às 17h43min - Atualizada em 14/05/2019 às 15h40min

FGV EAESP faz debate sobre a inclusão da população negra no universo dos negócios

A escola convidou um pool de negócios pretos para debater o tema com grandes empresas e investidores. Evento é gratuito, com vagas limitadas.

Assessoria de imprensa Foto: Divulgação/Freepik

 

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realizará, segunda-feira (13), a partir das 9h, o fórum "Raça e Mercado: uma transformação econômica". O intuito é debater a inclusão da população negra no universo dos negócios, de quem empreende a quem consome, de eventos como a Feira Preta às startups, com a participação de um pool de negócios pretos – Pretahub, Feira Preta, Afrobusiness, Diáspora.Black e Movimento Black Money.

De acordo com o coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP, Edgard Barki, o empreendedorismo pode ser uma importante alavanca do crescimento econômico brasileiro.

"Mas, para que o desenvolvimento econômico aconteça e a diminuição da desigualdade social de fato ocorra no país é essencial discutirmos a inclusão e fomento ao empreendedorismo negro e sua maior inclusão no universo dos negócios".

"Muitas vezes, processos de inovação nas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, são associados a "criar uma cultura digital", encontrar soluções tecnológicas baratas para processos on e off-line e afins. Tudo isso é inovar, claro. Mas, não só. Se a solução que você cria não inclui mais da metade da população brasileira na conversa, ou melhor, nas contas, nas cifras, nos seus resultados, será que seu negócio está inovando de verdade? Ou apenas criando algo que se tornará obsoleto muito em breve?", questiona Adriana Barbosa, CEO da pretahub e idealizadora da Feira Preta, o maior evento de cultura e economia preta da América Latina.

Essa iniciativa surgiu após encontros entre a FGV EAESP com empreendimentos pretos, em que foi identificada a urgência em articular os principais atores econômico em torno do ecossistema das ideias e negócios pretos, aprofundando reflexões estruturais sobre o tema, além de criar um observatório que mantenha uma base de dados contínua sobre o contexto, a evolução e os desafios da inclusão da população negra – seja ela empresária, seja ela consumidora – no universo dos negócios.

O Fórum marca o início de uma proposta mais ampla, que inclui a realização de encontros mensais, publicações e criação de conteúdos audiovisuais diversos, criação do observatório, entre outras atividades que darão conta de fomentar o tema com diferentes e importantes atores do PIB.

Informações e inscrições: www.eaesp.fgv.br/centros

 

Serviço:

Data: 13/05/2019

Horário: 9h – 18h

Local: FGV – Rua Itapeva, 432


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.