15/04/2019 às 15h30min - Atualizada em 15/04/2019 às 00h00min

Siemens estabelece parceria com a FEI para adoção de plataforma IoT em cursos acadêmicos

Assessoria de imprensa
Foto divulgação/internet
MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de Produção da FEI A FEI será a primeira instituição de ensino a utilizar a solução no Brasil Além da Engenharia de Produção, a plataforma poderá ser utilizada por alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle O objetivo da iniciativa é contribuir para o aprimoramento na formação de profissionais capacitados para o ambiente de Internet das Coisas (IoT) aplicado ao contexto de Indústria 4.0

Referência em soluções de digitalização e inovação, a Siemens dá mais um passo rumo ao desenvolvimento da indústria nacional. Recentemente, a companhia juntou esforços com o Centro Universitário FEI a fim de possibilitar a utilização do MindSphere nos laboratórios de manufatura da instituição.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais. Por meio de sua utilização em sala de aula, a gigante alemã pretende colaborar com o fortalecimento de talentos para ciência de dados, engenharia e manufatura digital.

O programa acadêmico, que tem como foco os cursos de Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Automação e Controle da FEI, tem como objetivo viabilizar no meio acadêmico o desenvolvimento de aplicações que utilizem a IoT em conjunto com diferentes fontes de dados, formando assim profissionais capacitados a desenvolver soluções na nuvem.

"Com essa iniciativa, a Siemens reforça seu compromisso em gerar um ambiente propicio à indústria avançada no Brasil, não apenas por meio de produtos, como também de uma contribuição em know how e capacitação para o preparo de profissionais do futuro, em um mercado de grande potencial, no qual se aproveitam a gama de dados disponibilizados para a tomada de decisões", explica Murilo Morais, especialista em MindSphere da Siemens no Brasil.

Primeira instituição de ensino a contar com a ferramenta no País, a parceria com a FEI se deu pela sua estratégia de digitalização, que como instituição de referência em indústria 4.0 no país, conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, o que qualifica seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

O estabelecimento de mais uma parceria com a Siemens representa um passo importante para o Centro Universitário FEI se consolidar como um Centro de Execelência em Manufatura Avançada ou Indústria 4.0. A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Dentro do programa, que está se iniciando no país, está previsto também o treinamento de professores, que posteriormente transmitirão os conceitos da solução da Siemens aos estudantes de graduação e pós-graduação. Estes aprenderão na prática, em uma plataforma colaborativa como desenvolver aplicações utilizando soluções de IoT e nuvem. Essas soluções são essenciais para estabelecer a conectividade no ambiente de Indústria 4.0.

Com início no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que essa iniciativa represente um papel efetivo no desenvolvimento desses futuros profissionais, contribuindo para a formação de talentos para a ciência e engenharia.

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.