03/04/2019 às 16h27min - Atualizada em 03/04/2019 às 16h27min

“Não haverá aumento na passagem de ônibus”, diz Prefeitura de São Roque

Proposta que dá subsidio de um milhão a Mirage Transportes foi enviado a Câmara

A prefeitura de São Roque afirmou, em publicação realizada em sua página no Facebook, que não haverá aumento no valor das passagens de ônibus na cidade. No texto, o governo são-roquense aborda o projeto enviado à Câmara de São Roque e que estabelece o subisidio de R$ 1 milhão de reais para a empresa Mirage Transportes e que, de acordo com a prefeitura, visa justamente “evitar qualquer reajuste na passagem, bem como garantir as gratuidades que são concedidas aos usuários e a operação dos serviços”.

Segundo estudos feitos sobre os custos do transporte são-roquense, caso o subsídio não fosse aprovado, o valor da passagem poderia ter que ser rajustado para garantir o funcionamento do serviço, aumento que giraria em torno de R$7,20.

O projeto gerou amplo debate na Câmara Municipal, que analisa o projeto e ainda não estipulou uma data para a votação no mesmo, o que deve ocorrer após a realização de uma audiência pública feita para discutir a situação do transporte público de São Roque e que está marcada para ocorrer no dia 10 de abril.

Entretanto, embora o projeto esteja tramitando na câmara, a fala da prefeitura indica que o executivo são-roquense julga como certo a aprovação da proposta. Confira abaixo o pronunciamento da prefeitura sobre o caso.  

“Não haverá aumento na passagem de ônibus - Projeto de Lei prevê subsídio, justamente para evitar reajuste na passagem, e garantir a operação dos serviços.

No decorrer desta semana, o Poder Executivo encaminhou à Câmara de São Roque o Projeto de Lei nº19, que dispõe sobre o equilíbrio financeiro do contrato de concessão com a Mirage Transporte.

O Projeto prevê o subsídio, justamente para evitar qualquer reajuste na passagem, bem como garantir as gratuidades que são concedidas aos usuários e a operação dos serviços.

Ao solicitar equilíbrio do contrato, em fevereiro, a empresa justificou as dificuldades que vem atravessando para conseguir manter a operação. “Elevação dos preços de combustível, gratuidades, quantidade de linhas distantes, compromissos com as dívidas trabalhistas deixadas pela empresa anterior”, são algumas das situações que tornam os custos operacionais muito altos, segundo a Mirage. A concessionária apresentou a tabela GEIPOT (utilizadas as diretrizes da Empresa Brasileira de Planejamento e Transporte), bem como um estudo técnico desenvolvido para justificar a necessidade.

A Prefeitura também encomendou estudo para demonstrativo do valor da tarifa atualizada, que concluiu pela necessidade de a Prefeitura subsidiar a Empresa com a quantia de 1 milhão a fim de manter o funcionamento do transporte, em período determinado. São Roque já passou por situações semelhantes, no passado, e chegou ao ponto de os serviços, basicamente, entrarem em colapso.

O Projeto também prevê que a Empresa apresente, mensalmente, uma planilha de custos, à Prefeitura, bem como mantenha o compromisso da qualidade dos serviços prestados, especialmente quanto à manutenção cumprimento das linhas, horários, integração, conforto e segurança nos veículos e outros previstos em contrato. 

O Projeto deve ser apreciado pela Câmara, nos próximos dias.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.