30/05/2014 às 09h28min - Atualizada em 30/05/2014 às 09h28min

Empresas da região colaboram com a preservação do meio ambiente

Comércio e indústrias investem desde a reutilização de água a reciclagem de eletrônicos

O dia mundial do Meio Ambiente é comemorado no próximo dia 5 de junho, mas não é apenas nessa data que devemos nos preocupar com o meio ambiente. Pensando nisso, o comércio e empresas de São Roque e região realizam ações que contribuem para a preservação do nosso ecossistema.

A Associação Comercial de São Roque, há 8 meses, recolhe pilhas, baterias, cartões de memória, cabos, DVDs, computadores e vários outros tipos de eletrônicos para reciclagem. Marcio Feltrin, gerente administrativo da Associação, conta que essa ação é uma parceria com a empresa Reciclo Eletrônicos de Jundiaí, e afirma que fazer esse tipo de trabalho “é de extrema importância, pois muitos produtos demoram séculos para se decompor e eles podem causar sérios problemas, como a contaminação do meio ambiente”.

A Alpha fone, loja de venda de aparelhos celulares do município, também realiza reciclagens de eletrônicos. Silvana Martins, sócia proprietária do estabelecimento, conta que essa iniciativa existe desde janeiro desse ano e que até o atual mês já conseguiram enviar três urnas para reciclagem. O material, que deve ser minuciosamente separado por marca, tamanho, peso, e entre outras recomendações, é enviado para uma empresa especializada na reciclagem desses itens. “É um ato muito importante para o meio ambiente. É uma forma de estarmos unidos por um país melhor”, conclui Silvana.

De óleo de cozinha para biodiesel

A São Roque Supermercados em conjunto com a Cargill e a Ong Trevo, possuem, desde abril de 2012, parceria no programa “Ação Renove o Meio Ambiente” para reciclagem de óleo de cozinha, liderada pela marca Liza. As nove lojas da rede contam com coletores onde o consumidor pode depositar o óleo usado e que, posteriormente, será destinado para a produção de biodiesel, um combustível mais limpo de fonte renovada.

Apesar dos benefícios que isso pode trazer para o meio ambiente, José Roberto da Silva, supervisor geral do supermercado, acredita que é preciso maior divulgação do programa e de seus pontos positivos para os consumidores se conscientizarem. “É necessário que todos conheçam o verdadeiro motivo de colaborar levando o produto nos coletores do mercado, que é para a produção de biodiesel”.

Para depositar o óleo, o consumidor, com auxílio de um funil, deve colocá-lo, já resfriado, em embalagem PET que possa ser fechado com tampa. O recipiente deve ser deixado no coletor presente nas lojas do supermercado, sem a necessidade de despejar o produto. As garrafas coletadas também serão recicladas, se transformando em novos coletores.

Cobertores feitos de garrafa PET

Mairinque também possui empresas que contribuem com o meio ambiente. Uma delas é a Etruria, que desde 2004 realiza a reciclagem de 700 toneladas de garrafas PET mensalmente para a fabricação de fibra sintética, presente nos cobertores produzidos por ela. O que não é usado é repassado para outras indústrias. Mas não é só esse tipo de ação que a Etruria realiza, segundo Francisco Toshidi Okada, gerente operacional do setor de reciclagem. “Nós também reutilizamos a água de limpeza e higienização das garrafas. No total, são 40 mil litros de água reciclada por hora”.  E ainda conta que trabalhar com a preservação do meio ambiente é um fator importante para todo negócio, “isso pode definir se podemos competir no mercado internacional ou não”.

Economizando e reutilizando

Por meio do “Sistema de gestão de Recursos Hídricos”, a Votorantim Metais – CBA, localizada em Alumínio, reduz o consumo de água em todo o processo de produção do alumínio, economizando 75% na captação de água nova para o uso industrial. Isso ocorre porque todo o resíduo líquido gerado pela fábrica é enviado a uma lagoa com capacidade de 75 milhões de litros, logo depois é levado para uma estação onde recebe tratamento específico para poder reutilizar a água.

Além disso, a empresa também possui um projeto em andamento que tem o objetivo do reaproveitamento da água contida na barragem. É a “Reutilização da Água da Barragem de Resíduos da Bauxita”, que reaproveita o recurso de forma que aumenta a vida útil da barragem e resulta em ganhos para o meio ambiente.

A CBA possui uma estação de tratamento de água industrial e duas de tratamento de água potável desde 2012, reforçando o compromisso da empresa em contribuir com o meio ambiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.