02/04/2019 às 15h15min - Atualizada em 02/04/2019 às 12h00min

Diretor do Campus Sorocaba da UFSCar visita Observatório de Turismo

Objetivo foi identificar oportunidade de projetos e parcerias

Assessoria de imprensa

O Observatório de Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), programa de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu no último dia 29 de março a visita do professor Ismail Barra Nova de Melo, Diretor do Campus Sorocaba da UFSCar, e de Tânia Oliveira, Secretária Executiva da Direção. O objetivo foi estreitar as relações entre o Campus Sorocaba e o Observatório com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas.
O Oturesp é formado por uma equipe multidisciplinar de professores, pesquisadores, profissionais e gestores do turismo que busca construir um conjunto de indicadores para medir o desenvolvimento da atividade turística no Estado de São Paulo. "Trabalhamos com pesquisas aplicadas em turismo buscando oferecer informações precisas sobre o que acontece no turismo do Estado. Esses dados são úteis para criar estratégias de estímulo ao turismo na região", explica a professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) e Coordenadora do Oturesp, Telma Darn.
Em atividade desde 2012, o Observatório inaugurou sua sede no dia 10 de junho de 2015, fortalecendo suas atividades em levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do Estado.
Após a visita às instalações, Telma Darn, acompanhada por Regina Stella L. de Miranda, servidora técnico-administrativa do DGTH-So, realizou uma apresentação do Observatório - um espaço destinado a profissionais e gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas de formação, que queiram desenvolver e/ou aprimorar estudos e pesquisas na área de Turismo. Com a missão de ser um instrumento social, facilitador de gestão e debate, o Oturesp serve como elemento técnico, catalisador, polifuncional e descentralizado, "observando" a situação atual e as perspectivas futuras da atividade turística no estado de São Paulo.
A título ilustrativo, também foi apresentado um resumo de dois resultados de pesquisa realizados no âmbito do Oturesp: "Gestão Pública do Turismo nas Regiões Metropolitanas", envolvendo 167 cidades, e "Turismo na rede: Análise da participação das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba no Facebook e Instagram". Durante o encontro, foram identificadas novas oportunidades e possibilidades de projetos e parcerias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.