29/03/2019 às 10h21min - Atualizada em 29/03/2019 às 00h00min

Candidatos a GCM devem estar prontos para atuar em São Roque no final de abril

Curso de formação foi última etapa antes do início da contratação dos agentes

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

A Guarda Municipal de São Roque deve contar em breve com um significativo reforço em seu efetivo. No final de abril termina o Curso de Formação dos 20 aprovados no concurso para GCM da cidade, a última etapa que antecede o início da contratação dos novos guardas para atuarem na cidade.

Ao questionar quando os novos profissionais entrariam em atuação, o Jornal da Economia não recebeu uma resposta, entretanto, segundo o Comandante GCM São Roque, Celso Antônio Domingues a expectativa é que os 20 aspirantes passem no curso e assim estejam aptos a serem chamados pelo executivo. “O número de chamados será apontado pelo Executivo, após a manifestação do número de aprovados”, informou o comandante da guarda.

O aumento do número de efetivo da Guarda é um fato importante não apenas devido ao número de profissionais em atuação na cidade (46), mas também pelo fato da corporação estar desfalcada pois muitos GCMs atualmente estão prestando auxílio a outras corporações e entidades da cidade, como o Fórum e o Corpo de Bombeiros.

Um trabalho importante de parceria entre a guarda e outras entidades, mas que também diminui o número de pessoas em atuação em suas funções originais. Embora hoje a corporação tenha um contingente de 46 profissionais, apenas 28 atuam em ações operacionais pela cidade, em quatro turnos de trabalho, ou seja, diariamente apenas sete GCMs atuam na cidade.

Segundo o comandante da GCM, o edital previa a contratação de 10 profissionais, entretanto como 20 foram para os cursos de formação, existe a expectativa de que um número maior de guardas possa ser chamado, mesmo que não de forma imediata, o que poderia suprir mesmo que parcialmente a demanda destes profissionais nas ruas da cidade. “Em 92 a cidade tinha uma demanda, mas 27 anos se passaram, o município aumentou juntamente com sua população e isto quer dizer que o nosso efetivo precisa ser maior, para que possamos prestar um serviço de maior qualidade a população”, informou o comandante em entrevista à Radio Coluna FM.

A vinda de novos guardas também poderia ajudar a ampliar o nível de atuação da corporação na cidade. Já foi informado que está sendo estudado a implementação de uma patrulha ambiental em São Roque, devido à grande demanda de crimes e infrações administrativas que afetam diretamente o nosso Meio Ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

Entretanto, com a vinda dos recrutas a GCM também precisará de uma estrutura maior para amparar os novos profissionais. A atual gestão iniciou a reformulação da guarda, com a vinda de novas viaturas e já está em processo de aquisição de mais viaturas, além de uniformes e equipamentos não letais e menos letais. A intenção é que, com a vinda dos novos equipamentos a patrulha ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) também volte a atuar na cidade, oferecendo um apoio tático e especializado a operação da GCM em São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.