18/03/2019 às 10h54min - Atualizada em 18/03/2019 às 00h00min

PM apreende equipamentos “pescadores” nas agências do Bradesco em São Roque

As agências são-roquense já foram vítimas deste tipo de golpe

A Polícia Militar encontrou o equipamento conhecidos como “pescadores” nas duas agências do Branco Bradesco em São Roque, localizadas nas ruas XV de novembro e Sete de Setembro, neste domingo (17). Segundo informações que chegam a nossa redação, um munícipe que estava na agência da XV de novembro desconfiou do equipamento no caixa eletrônico da agência e encontrou o aparato, acionando a PM em seguida.

Os policiais Militares foram até ao local e encontraram os dispositivos instalados em dois caixas, entretanto, após verificação também foi encontrado um aparato instalado em um equipamento da agência na rua Sete de Setembro.

As autoridades conseguiram retirar todos os dispositivos dos aparelhos bancário. Os conhecidos pescadores são equipamentos criminosos instalados em caixas eletrônicos com o intuito de furtar envelopes de depósito. O aparelho é simples, algumas vezes feito utilizando-se um pedaço de fio dental e tem o intuito de prender os envelopes quando estes são depositados no caixa. Após o procedimento, o marginal volta a agência e “pesca” os envelopes surrupiados.

Segundo a PM de São Roque, ao retirar o aparato criminoso foi encontrado dois envelopes, contendo R$ 1.600 no total, que foram entregues ao gerente do banco.

É a segunda vez em quatro meses que a agência são-roquense é vítima deste tipo de golpe. Em novembro de 2018, dispositivos semelhantes também foram encontrados na agência das ruas XV de novembro e R. Sete de Setembro.

Segundo a PM, os marginais geralmente instalam os aparelhos durante os fins de semana, momento em que as agências contam com menos segurança.

Evite cair no golpe

Embora seja difícil identificar os aparelhos clandestinos, algumas dicas podem ajudar o munícipe a encontrar estes dispositivos. A primeira dica é ficar atento ao caixa eletrônico utilizado.

No caso dos pescadores, embora o dispositivo se encaixa perfeitamente na porta de recebimento dos envelopes, o formado da entrada geralmente é diferente e, deste modo, ao entrar na agência, é importante verificar se a entrada dos depósitos é semelhante ao dos outros caixas. Outra dica essencial é sempre esperar pelo comprovante do depósito, pois quando o envelope é capturado pelo “pescador”, a máquina não registra o procedimento bancário e assim, não emite o comprovante.

Caso identifique a presença do equipamento criminoso ou uma operação não seja realizada, entre em contato com a agência, através do número presente no próprio caixa, e também com a Polícia Militar. Confira abaixo uma reportagem feita pela TV Record de Itajai, que detalha o funcionamento do “pescador”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.