16/03/2019 às 11h00min - Atualizada em 15/03/2019 às 00h00min

Santo Antônio é o primeiro bairro monitorado por câmeras de segurança em São Roque

Programa “Vizinhança Solidária” do bairro existe desde novembro de 2016

Buscando a tranquilidade e a qualidade de vida com ainda mais segurança, após a instalação do programa “Vizinhança Solidária da Polícia Militar”, parte dos moradores dos bairros Santo Antônio e Jardim Brasil inovaram ao se unir para a implantação de câmeras de monitoramento 24 horas em todos os acessos de entrada e saída do bairro, com investimentos próprios.

Incentivados pelo vereador Cabo Jean, também residente na região, parte dos moradores membros do programa “Vizinhança Solidária” do bairro (a célula VSSR-7), em funcionamento desde novembro de 2016, se uniram e, após algumas reuniões, decidiram avançar ainda mais na prevenção primária, optando por investir na implementação do monitoramento privado por câmeras, inicialmente realizada por cerca de 20 aparelhos distribuídos em pontos estratégicos, capazes de filmar e fotografar qualquer pessoa ou veículo que entre ou saia do bairro.

Com 90 participantes diretamente envolvidos, o custo do projeto foi rateado entre eles sendo que alguns, inclusive, disponibilizaram suas próprias residências e internet para a instalação e funcionamento dos equipamentos necessários, mostrando coesão e espírito de pertencimento. Além das câmeras, também serão instaladas placas do “Programa Vizinhança Solidária” alertando a todos que o bairro é monitorado e que qualquer atitude suspeita será acionada a polícia.

O objetivo principal é prevenir e evitar a ação de meliantes na prática de delitos, principalmente os mais graves que, na maioria das vezes, só são possíveis com a utilização de veículo durante a ação criminosa. Desta maneira, o bairro poderá contribuir ainda mais com o trabalho das polícias Militar e Civil quando necessário, bem como proporcionará maior sensação de segurança aos residentes da região.

A primeira ação dos moradores em busca de mais segurança foi a implantação do “Programa Vizinhança Solidária”, em parceria com a Polícia Militar em 2016, que contribuiu com ações preventivas através da união deles, onde a interação e a participação de todos para evitar ações indesejadas tem obtido resultados significativos, principalmente pelo fato de conhecerem a rotina do bairro. 

Outro fator que também proporcionou maior sensação de segurança e conforto ao bairro e aos seus moradores, é saber que a Polícia Militar se faz presente no bairro pelo suporte que dá ao Programa, ajudando na prevenção e na garantia da ordem pública.

“Foi um desafio pessoal e é um sonho realizado, pois, junto com um grupo de moradores conseguimos trazer e organizar o “Programa Vizinhança Solidária”, 100% regido pela Polícia Militar, e desta vez nos unimos ainda mais para que o bairro tenha mais tranquilidade e nossas famílias mais segurança, fazendo das câmeras uma extensão dos olhos da polícia, o que é bom para todos que estão ao nosso entorno inclusive, dando a todos maior sensação de segurança.” comenta Cabo Jean.

O vereador ressalta que o grupo de moradores não é uma associação, mas uma união de pessoas dispostas a contribuir para maior tranquilidade de todos.

“Tivemos despesas para implantar o projeto que foram custeadas pelo próprio grupo através de doação, mas com um pouquinho de cada um, certamente todos terão inúmeros benefícios. Hoje afirmo que a união faz a diferença quando a seriedade, o comprometimento, a solidariedade, e o respeito ao próximo caminham juntos, e aqui deixo o meu agradecimento a cada um que confiou neste nosso projeto que hoje se tornou realidade. Parabenizo todos os moradores envolvidos e espero que este nosso trabalho sirva de incentivo a outros bairros do município, pois, por mais que a segurança seja uma obrigação do Estado, é nossa obrigação como cidadão colaborar, e certamente demos um passo adiante, agimos e contribuímos de maneira fundamental para o bem de todos os moradores da região”, finaliza o vereador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.