26/02/2019 às 20h38min - Atualizada em 27/02/2019 às 00h00min

Operação Hipócritas: dois médicos são presos em Sorocaba e São Roque

Ação foi deflagrada em 2016 contra fraudes em perícias médicas de processos trabalhistas em cidades do interior paulista. Segundo o MPF, profissionais trabalharam como peritos da Justiça do Trabalho na região de Campinas.

reprodução portal G1 Sorocaba Jundiaí
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em Campinas — Foto: Patrícia Teixeira/G1

Dois médicos foram presos em Sorocaba (SP) e São Roque (SP) nesta terça-feira (26) em mais um desdobramento da Operação Hipócritas, ação iniciada pelo MPF para investigar um esquema de laudos fraudados feito por peritos médicos.

De acordo com o órgão, o esquema criminoso ocorre pelo menos desde 2007 e foi descoberto em processos que tramitam nas varas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, como no da 2ª Região, em São Paulo

Os dois profissionais detidos preventivamente trabalham como peritos da Justiça do Trabalho na região de Campinas e tiveram seus pedidos de prisão aceitos pela Justiça Federal da cidade.

Os peritos já foram denunciados pelo MPF e respondem na Justiça pelo crime de corrupção passiva por suposto recebimento de vantagens em mais de uma dezena de processos trabalhistas cada. Se condenados, a soma das penas poderá chegar a 100 anos de reclusão.

Segundo o MPF, Claudio Sangalli e Tania Mara Ruiz Barbosa estariam procurando, assediando e instigando outros investigados a combinarem versões falsas sobre valores de propinas.

O Ministério Público informou também que, a ação realizada em Sorocaba e São Roque é resultado de uma colaboração premiada de outro investigado. Outros quatro acordos foram feitos com o Ministério Público. A investigação acredita que houve corrupção em mais de mil perícias em processos trabalhistas nos últimos 10 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.