29/01/2019 às 13h49min - Atualizada em 29/01/2019 às 13h49min

Cinco tendências que irão reinventar o comércio eletrônico

A introdução de novas tecnologias mudará o cenário do comércio eletrônico

Assessoria de imprensa /Foto Unsplash.com

O número de compradores de produtos e serviços online cresce de forma constante e o e-commerce ultrapassou a barreira dos R$20 bilhões no primeiro semestre de 2018 no Brasil, número 12% mais alto que no mesmo período de 2017. Por conta desse crescimento, o mercado online é continuamente reinventado e segue novas tendências para atrair e reter novos clientes.

 

Conversamos com Lucas Coppi, coordenador do reviewbox.com.br, site especializado em  ajudar o consumidor online, para prever algumas tendências que afetarão de maneira direta o comércio eletrônico nos próximos meses.

 

O comércio de voz será a porta de entrada das compras online

 

Espera-se que este seja ano decisivo para que o auge da compra por voz aconteça, uma tendência crescente que ganha seguidores, tanto entre usuários quanto entre varejistas. De acordo com dados coletados pelo Google, 20% de todas as pesquisas recentes são baseadas em voz. O surgimento de dispositivos inteligentes dentro de casa, como o caso da Alexa da Amazon, mostra uma tendência que não será passageira.

 

Realidade aumentada e virtual irão melhorar a experiência do usuário

 

No comércio eletrônico, a realidade aumentada e virtual estão mudando a maneira de comprar online. Trata-se de uma tecnologia que já impulsionou grandes empresas e refletirá em muitas outras durante esse ano.

 

Inteligência Artificial e machine learning para prever clientes

 

Inteligência Artificial, machine learning e automação são tecnologias-chave que continuarão a ser desenvolvidas em 2019. Essas ferramentas são capazes de prever as necessidades dos clientes para antecipar e oferecer ao usuário o que eles precisam. Nesse sentido, os chatbots – robôs que conversam com o usuário - também se tornarão ferramentas indispensáveis ??para proporcionar uma boa experiência de usuário aos clientes.

 

Omnichannel, ponto de encontro para as marcas

 

As fronteiras entre o digital e o físico estão cada vez mais diluídas. As marcas, conscientes dessa realidade, estão comprometidas em integrar estratégias omnichannel em seus negócios. Experiências mistas ganharam mais peso nas compras e as opções são múltiplas: compra online com coleta de loja, reserva online com cobrança e pagamento na loja, pesquisa online e compra em loja, etc.

 

Logística programada em tempo recorde

 

As estratégias de entregas programadas para prazos mínimos, que já estão sendo desenvolvidas pelos principais nomes do setor, são uma tendência geral no comércio eletrônico. A precisão e a rapidez de entrega, mesmo em poucas horas e em grandes áreas metropolitanas, irão cativar consumidores e varejistas.

 

Clubes de compra e cashback

 

Nos próximos meses a ascensão de clubes de compra e dos programas de fidelização que oferecem descontos e cashback (devolução de dinheiro) para os clientes em suas compras online, representarão uma economia significativa em suas compras diárias e serão decisivos na hora de escolher onde comprar.


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