19/01/2019 às 13h00min - Atualizada em 18/01/2019 às 00h00min

Mairinque registra apenas dois casos de Dengue em 2018

Essa diminuição é proveniente do trabalho em conjunto da comunidade e dos Agentes Controladores de Vetores da Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Mairinque informou nesta semana que o município registrou apenas dois casos de Dengue no decorrer do ano de 2018, com nenhum caso de Chikungunya e Zika Vírus registrados na Vigilância Epidemiológica.

Esse número indica uma redução em casos da doença no município, levando em conta os levantamentos anteriores, que também considerou o surto de Dengue ocorrido no ano de 2015, quando 330 casos foram confirmados.

Essa diminuição é proveniente do trabalho em conjunto da comunidade e dos Agentes Controladores de Vetores da Prefeitura, que tem atuado nos bairros respondendo a denúncias, conscientizando a população e alertando sobre riscos de proliferação em determinadas áreas.

Além dessa ação constante, já está em funcionamento no município a “Brigada contra o Aedes” nas Escolas Municipais, Unidades de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Paço, no qual os locais são vistoriados semanalmente por servidores para eliminar os focos.

De acordo com a Chefe de Divisão de Zoonoses, Josimara Grinholli, a principal frente de trabalho tem sido a prevenção, orientando sempre a população para que esteja atenta aos principais sintomas da doença.  “A proliferação do mosquito é sempre o principal ponto que trabalhamos, mas estamos nos atentando em informar ao munícipe sobre os cuidados a serem tomados, lembrando sempre que diante algum sintoma, o cidadão deverá buscar atendimento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência”.

Os sintomas apresentados pela Dengue incluem dores fortes no corpo, dores atrás dos olhos, febre alta, manchas vermelhas, náuseas, moleza. A Zika pode ser assintomática ou semelhante aos sintomas da dengue e a Chikungunya apresenta febre baixa e repentina, e dores fortes nas articulações. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.