18/01/2019 às 14h30min - Atualizada em 18/01/2019 às 13h47min

O poder da inteligência competitiva

Por Edilberto Alves, analista de marketing da SEMrush

Abrir vantagem competitiva no universo digital é priorizar por estar no topo de pesquisas, conseguir disputar engajamento nas redes sociais e definir de ações estratégias assertivas para o negócio. Para se manter à frente dos players do mercado é necessário investimento em marketing digital para que os objetivos sejam mensurados e atingidos. Não é uma tarefa simples para as empresas, que precisam se valer de diversas metodologias, como análises de concorrência, análise SWOT e planejamentos mensais para que o Retorno sobre Investimento (ROI) aconteça verdadeiramente. Para isso, é importante entender que os algoritmos da internet são métricas que devem estar favoráveis ao negócio, para que o site tenha autoridade e relevância no meio online.

 

Neste sentido, a SEMrush, líder de marketing digital, é especialista em analisar as necessidades do cliente para que ele atue com inteligência competitiva. E para isso acontecer, é necessário entender o que se trata esse termo: são análises completas dos mais diferentes cenários de atuação dos concorrentes. Uma maneira de coletar os dados necessários e organizar as informações sobre o comportamento dos clientes para contribuir na tomada de decisão.

 

Exemplificando inteligência competitiva

Fazendo uma analogia com o livro "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, é preciso se concentrar nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, aproveitar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. A partir da análise dos concorrentes com sabedoria e eficácia é possível identificar quem são os concorrentes e quais as condições que eles atuam dentro do segmento. Depois disso, é se preparar para conquistar destaque, isto é, vantagem competitiva.

 

Por que é eficiente?

A inteligência competitiva ajuda e amplia a visão das reais necessidades do modelo de negócio e clientes, viabilizando que o gestor aja de maneira mais ágil no planejamento e definição de metas.

 

Inovação e Oceano Azul

É possível se antecipar às tendências em um ambiente em que ainda não existe disputa, gerando uma oportunidade de um crescimento rentável. É o momento de navegar no oceano azul, ou seja, um ambiente cheio de novas possibilidades. Por isso, entender a necessidade do público alvo e como atingir antes dos concorrentes por meio dos produtos e serviços é uma excelente estratégia.

 

A análise de concorrentes e a pesquisa orgânica

Uma das principais maneiras de ser encontrado com facilidade pelo público alvo é estar posicionado no topo das pesquisas em sites de busca, como o Google e Bing. Isso porque, a maioria das pessoas começam a sua jornada de compra por esses sites. Para isso, é fundamental um trabalho muito bem executado de SEO (Search Engine Optimization) e quando se tem conhecimento das palavras chave que o concorrente utiliza, esse caminho fica muito mais simples, principalmente para poder ganhar espaço nas palavras-chaves mais importantes, mas também na estratégia de cauda longa.

 

Adicione como itens fundamentais para a pesquisa competitiva os seguintes pontos:

 

Analisar o posicionamento do site e dos concorrentes na busca orgânica;

Descobrir quais palavras-chave o seu site e seus concorrente possuem em comum e qual a posição em cada uma delas;

Identificar os termos mais procurados pelos usuários relacionados ao seu modelo de negócio.


 

Pesquisa Orgânica

Execução: como ser encontrado com facilidade pelos clientes?

é estando no topo das pesquisas em sites de busca, como o Google e Bing. Isso porque, a maioria das pessoas começam a sua jornada de compra por esses sites.

 

Para isso, é fundamental ter um trabalho estratégico de SEO (Search Engine Optimization) e quando se tem conhecimento das palavras chave que o seu concorrente usa, esse caminho fica muito mais fácil, principalmente para poder ganhar espaço nas palavras-chaves mais importantes, mas também na estratégia de cauda longa.

 

Assim, os itens fundamentais para a pesquisa competitiva os seguintes pontos:

 

Analisar o posicionamento do seu site e de seus concorrentes na busca orgânica;

Descobrir quais palavras-chave você e seus concorrente tem em comum e qual a posição em cada uma delas;

Identificar os termos mais procurados pelos usuários relacionados ao seu modelo de negócio.

 

Pesquisa Paga:

A melhor estratégia para pesquisa paga no Google Ads é aquela que a inteligência competitiva auxilia a economizar dinheiro. Para descomplicar a execução assertiva da estratégia de PPC, é interessante dominar quais são as palavras-chaves que os concorrentes pagam pois pode te ajudar a ter novas ideias e com isso não correr o risco de perder aquelas que são extremamente importantes para o seu negócio.

 

Para isso, é importante incluir em sua análise, os seguintes pontos:

Descobrir seus principais concorrentes nas pesquisas pagas e estudar suas estratégias;

Identificar seus concorrentes mais influentes no Google Shopping;

Analisar os anúncios de texto e banners de seus concorrentes em Desktop e dispositivos mobile.

 

Por fim, um relatório completo de PPC pode te ajudar a ter informações precisas sobre o volume de busca, custo por clique, quantidade de resultados, densidade da concorrência e também a posição do domínio nos resultados da pesquisa para os links patrocinados que você está trabalhando.

 

O site dos concorrentes e os dispositivos mobile

As buscas realizadas a partir do celular tem aumentado cada vez mais. Então, quanto mais dedicação houver para otimização do site nas pesquisas orgânicas e pagas que acontecem pelo dispositivos móveis, mais rica será a sua estratégia.

 

Saber o desempenho dos concorrentes nesse quesito também é importante para melhorar ainda mais o seu trabalho.

Identificando melhorias na auditoria do site do meu concorrente

Realizar uma auditoria no site do concorrente também pode render ótimos insights de melhoria na sua página virtual. Isso porque, realizando essa auditoria você descobre importantes pontos como falhas em meta descrições e H1s, por exemplo. Como você vai ter o acesso às principais palavras-chave que concorrem e a estratégia de como ele faz isso, esses dados podem trazer otimizações muito importantes para o seu negócio.

 

Transformar informações em aprendizados

Considera-se desperdício ter uma quantidade enorme de informações ricas sobre o negócio e o desempenho e não saber usar isso de forma efetiva para encontrar novas oportunidades para o seu trabalho.

 

Para isso, o mapeamento completo de todas as fraquezas do seu concorrente pode ser algo extremamente precioso para quem faz marketing digital. É por isso que a SEMrush é uma ferramenta ideal para todos os profissionais que trabalham nessa área. Com ela é possível ter um guia completo de estratégias de SEO e melhorias para otimizar seus resultados para os motores de busca.

 

A partir do momento que você cria um projeto de Pesquisa Competitiva para os seus concorrentes, consegue acompanhar e ter insights a todo momento do que o seu negócio realmente precisa que ainda não tem e eles já, mas também sair a frente do que ainda não foi elaborado pelas outras marcas.


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