07/01/2019 às 15h44min - Atualizada em 07/01/2019 às 00h00min

Estudantes protestam contra readequação do transporte universitário em Araçariguama

Prefeitura se colocou a disposição para dialogar com estudantes

- Foto: Gazeta de Araçariguama

Diversos estudantes de Araçariguama se reuniram na praça Albertino de Castro Prestes, região central da cidade, para protestarem contra o anuncio da prefeitura, que propôs readequar o transporte estudantil para alunos que usam transporte municipal para irem a faculdades e escolas técnicas em de outras cidades.

O transporte anterior era oferecido de forma gratuita, porém a administração municipal propôs que, mediante cadastro, os estudantes que necessitarem de transporte passariam a receber um auxílio de R$ 100,00 em formato de cartão ou depósito em conta corrente.

 “As medidas que estou tomando para a readequação se fazem necessárias devido a apontamentos do Tribunal de Contas. As Prefeituras de Araçariguama e de outras cidades não podem custear transporte universitário através de empresas. Sendo assim propomos uma medida que seja legalmente possível” afirmou a Prefeita Lili Aymar, através da página da prefeitura. Confira a mensagem completa abaixo.

A nota causou reações diversas, favoráveis e desfavoráveis, com críticas vindas principalmente por conta dos estudantes. “Vergonhoso! Descaso total com nós jovens que buscamos um futuro melhor. Como eu falei: A prefeitura enxerga isso como um gasto e não como um investimento em nossa cidade. Não precisaríamos estar passando por isso”, comentou o estudante de fisioterapia, Davi Silva.

Entretanto outros munícipes se mostraram favoráveis a proposta. “Confio na competência de nossa prefeita. Esperamos uma solução para ambas as partes. Vejo também que é questão de administração com responsabilidade”, informou a munícipe Elenice Andrade Garcia.

Os estudantes afirmam que a medida inicial (de 100 reais) é insuficiente e pediram que o transporte continue sendo gratuito. A Prefeita se colocou a disposição para dialogar com a comissão dos estudantes.

A proposta foi enviada à Câmara Municipal para apreciação, entretanto a prefeita também informou que, caso a Câmara aprove diminuiu o percentual da verba passada do Executivo para o Legislativo de 7% para 4% (valor mínimo), a prefeitura poderá aumentar o benefício de transporte, que passaria para R$200,00, e além de disponibilizar veículos da frota municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.