22/11/2018 às 15h07min - Atualizada em 22/11/2018 às 15h07min

Dia da Consciência Negra na E.M. Professora Emília Borges

Escolas desenvolveu uma série de atividades alusivas a celebração

No último dia 20, a Escola Municipal Professora Emilia Miranda Borges Pereira, localizada no bairro Granada em Mairinque/SP, desenvolveu uma série de atividades alusivas ao “Dia da Consciência Negra.” 


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data é debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso País, Estado e Comunidade. 


O autor do projeto, Professor Wolney José Cerdeira, salienta que o desafio de ensinar que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira, não é  tarefa fácil. É  preciso criar estratégias para o direcionamento da ação docente e que essas possam  promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliem na narrativa do professor. 


Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações. Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde os anos iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade, finaliza Professor Wolney.


O Projeto tem como Objetivo Geral, levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.


O desenvolvimento do projeto foi efetivado através das seguintes ações:  Apresentação  de Danças relacionadas aos Africanos, Apresentação de capoeira, Confecção de cartazes com imagens de personalidades negras notáveis em todo o mundo. Apresentando de forma resumida a história e importância deles para a desconstrução do preconceito, Produção textual com base em discussões a respeito da igualdade racial, Roda de leitura com o livro Menina Bonita do Laço de Fita, e várias outras atividades.

O autor do Projeto, Prof. Wolney,  agradece aos professores participantes que desenvolveram as atividades em salas de aula e em outras dependências da escola, com os nossos sempre competentes e participativos alunos. Professores:  Michele Santos Pingas, Maria Marcolina Murrone, Mei Miyamoto, (  Profa. Dança e Improviso, Pólo Cultural) e  Valério Andrade (Prof. Baiano, Capoeira, Pólo Cultural).

Agrade também, a diretora da escola Gilmara Cabrini dos Santos, a vice-diretora Regiane Cristina Aguiar Machado, a supervisora escolar Sarita Meira de Jesus Azevedo e ao Jornal da Economia, por todo apoio ao projeto.


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