09/11/2012 às 12h18min - Atualizada em 09/11/2012 às 12h18min

Vinícola Góes terá vinho oficial no Carnaval 2013 em São Paulo

A escola de samba Vai-Vai escolheu os vinhos que representarão o tema-enredo Vinhos do Brasil

A escola de samba Vai-Vai sediou uma degustação de vinhos histórica na sua sede, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Em uma promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mais de 80 pessoas escolheram os três vinhos oficiais do Carnaval 2013, quando a Vai-Vai entrar no sambódromo com o tema-enredo "Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em plena avenida, Vinhos do Brasil!". Além de jornalistas e sommeliers, a lista de convidados contou com integrantes da comunidade e da escola, que tem 82 anos de história. O Quinta Jubair tinto suave, um dos rótulos da empresa que estava entre os vinhos das seis vinícolas patrocinadoras do Carnaval 2013 foi o escolhido na categoria tinto suave. As outras eram: branco aromático e tinto seco.
 
Segundo Cláudio Góes, diretor da vinícola é de grande contentamento ser um dos três vinhos que representarão o tema-enredo de uma escola tão consagrada como a Vai-Vai. "Sabemos que nosso produto é aceito por todos. A degustação as cegas prova isso", comemora o empresário, explicando a forma como as amostras foram avaliadas.
 
Os vinhos eleitos democraticamente serão vendidos nas arquibancadas do Anhembi durante o Carnaval 2013 a preços populares. 
A novidade é que a embalagem escolhida é uma inédita "caixinha" de 250 ml da Tetra Pak. A apresentação é exclusiva para o evento e leva a promoção da marca setorial "Vinhos do Brasil". No total, serão envasadas e distribuídas 180 mil embalagens de 250 ml.
 
A expectativa é oferecer a novidade para cerca de 600 pessoas semanalmente. Outra grande ação acontecerá no aniversário da Vai-Vai, em janeiro, quando um público estimado de oito mil pessoas degustarão os vinhos.

Segundo Alceu Dalle Molle, presidente do Ibravin, o objetivo da ação é democratizar, popularizar e aumentar o consumo do vinho brasileiro no país. "O patrocínio da Vai-Vai nos ajudará a fortalecer a imagem do vinho brasileiro, além de promover e viabilizar consumo de vinho em eventos de massa" afirma. Ele ainda comenta que a embalagem em "caixinha" foi escolhida devido à sua acessibilidade. "Não podíamos vender vinho em garrafa no sambódromo, então encontramos esta solução alternativa que resultou em uma embalagem moderna e inédita na América Latina", destaca.

Curiosidade
Apesar de ser uma novidade no Brasil, o vinho em embalagem cartonada é uma tendência nos mercados da Austrália, Espanha, Itália, Argentina e Chile, que já possuem grande parte de seus vinhos finos em embalagens cartonadas. Na Argentina, por exemplo, este tipo de produto representa 44% do total da produção de 500 milhões de embalagens. No Chile a representação é de 43% e no Paraguai é ainda maior, chegando a 70% de todo o mercado.


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