26/10/2018 às 13h29min - Atualizada em 26/10/2018 às 13h30min

A importância da Educação Emocional na educação

- Da Redação: Rafael Barbosa

Quando falamos em educação, sempre pensamos nas matérias que aprendemos na escola, como química, história e matemática. Porém, educadores tem chamado a atenção sobre a importância do aprendizado que vai além das disciplinas passadas através dos quadros negros, deixando de olhar apenas para o exterior, mas também abordando o interior.

A educação emocional é um termo relativamente novo para a maioria de nós. Ela é a forma com que a pessoa passa a entender suas próprias emoções, controlando e gerenciando o modo como os acontecimentos do dia a dia nos afetam psiquicamente.

Um aprendizado que, segundo a Psicóloga e Coordenadora do ensino Fundamental do Colégio Objetivo São Roque, Madalena Amorim Arone, traz inúmeros benefícios. “Se você não está bem consigo mesmo, dificilmente irá se relacionar bem com outras pessoas. A forma como a pessoa lida com suas emoções pode afetar tanto sua vida pessoal, quanto acadêmica. Um aluno com ótimo desempenho intelectual pode não obter o desempenho desejado em provas ou vestibulares justamente por não conseguir lidar com a pressão emocional que um exame traz ”, comenta.

Devido a isso, muitas escolas têm olhado para a educação emocional do ponto de vista educacional, auxiliando seus estudantes a lidarem melhor com a própria realidade e sentimentos. Uma iniciativa desafiadora já que crianças e adolescentes tendem a absorver o que acontece ao seu redor de forma mais intensa, muitas vezes levando para o ambiente escolar problemas que encontram em casa, como uma separação entre os pais.

Madalena fala que ajudar os alunos a lidarem com suas emoções é um trabalho que deve ser praticado em todas as escolas, pois ajuda a formar não só estudantes, mas também cidadãos. “As instituições devem olhar para as crianças e adolescentes primeiro como seres humanos e depois como alunos, pois essa é a visão que procuramos ter aqui no Objetivo. O campo emocional afeta a vida do estudante em todos os sentidos. Não é uma tarefa fácil, pois cada criança tem necessidades especificas, porém com o acompanhamento correto, posso garantir que os resultados são incrivelmente benéficos e vão auxiliar o estudante mesmo quando ele já tiver deixado a escola”, completa Madalena.

A educação emocional começa a se tornar cada vez mais importante no processo de aprendizagem, entrando no “radar” não penas das escolas, mas também dos pais, que assim como as instituições de ensino, começam a entender que o conhecimento interior pode nos fornecer lições valiosas para toda a vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.