25/09/2018 às 17h12min - Atualizada em 26/09/2018 às 14h57min

O que você precisar saber antes de adquirir um cão de raça exótica

Por René Rodrigues Junior

 

Podem ser grandes, pequenos, rechonchudos, esbeltos, pretos, brancos ou com cores misturadas. Quem tem, diz que são a alegria da casa. Os cães, considerados companheiros leais dos seres humanos, são classificados por raças. Alguns possuem peculiaridades tão distintas que são chamadas de exóticas, principalmente as estrangeiras, que conquistam cada vez mais o coração e os lares dos brasileiros.

E como saber se uma raça é considerada exótica? Quando não se vê com muita frequência a circulação delas nas ruas. Normalmente as raças exóticas são de fora do país e possuem cuidados muito específicos. Como exemplo, podemos citar: American Bully, Cane Corso, Whippet, Leão da Rodésia e o Scottish Terrier, mais conhecido como Terrier escocês.

 

Mas antes de adquirir um cão de raça exótica é importante fazer uma boa pesquisa sobre ela, exatamente como fazemos também com cães de raças consideradas comuns. Para todos os animais é preciso buscar saber qual o melhor clima em que ele se adapta, se sente muito frio, muito calor, os cuidados com a pelagem, se são caseiros ou precisam se exercitar com mais frequência.

 

Dos exemplos das raças mencionadas aqui e que vemos com uma frequência mediana, podemos dizer que o American Bully está cada vez mais popular no Brasil, sendo considerado o Pitbull dos novos tempos. Ele é um cão de estatura baixa, pesado, robusto, ativo, gosta de passear, totalmente dócil e companheiro. Temos o Whippet, que é mais independente e late pouco. A aerodinâmica da estrutura do seu corpo, faz com ele seja considerado um cão de corrida, que na fase adulta chega a atingir até 56 quilômetros por hora. Como tem origem do Reino Unido, é uma raça que sente muito frio e possui pelo curto.

 

Uma das raças mais conhecidas é o Scottish Terrier, que já foi retratado em desenhos animados e até como um famoso cachorrinho de histórias em quadrinhos. Desenvolvida especialmente para a caça, o cão dessa classe tem um corpo robusto, patas curtas e focinho alongado com uma pelagem que se assemelha a uma barba. É um cachorro inteligente, dócil e tranquilo, o que acaba contribuindo para sua adaptação em espaços menores como o de apartamentos.

 

Além dessas raças, existem outras extremamente raras, como é o caso do Basenji, que é um cachorro independente, inteligente, curioso e dócil. Necessita de exercícios regulares e estímulos mentais para não ficar frustrado. Raramente late e quando o faz, emite um ou dois de cada vez. É um cão de pelagem curta, com pernas longas e sua calda forma uma espécie de anel. Podemos citar também o Cão de Crista Chinês, que é uma raça brincalhona, de porte pequeno, se adapta bem com outros animais e principalmente as pessoas. Ele não gosta de frio e as variedades sem pelo, necessitam de roupinhas para sair de casa em dias mais gelados, e estão sujeitos a ter problemas de pele como alergias, cravos e até insolação.

 

Já o Komodor é um cão pastor de origem húngara e grande porte. É forte, musculoso e sua principal característica é o pelo que forma uma espécie de manta rústica encordoada que se assemelha aos dreadlocks. É uma raça corajosa, inteligente, calmo e silencioso, mas se necessário, pode tomar suas próprias decisões caso precise agir com ferocidade se ameaçado.

 

E onde adquirir um cão de raça exótica?  Em canil. Visite e cheque a limpeza do local, a forma como os cães são tratados, se os pais do filhote são e estão saudáveis. E a dica mais importante: procure uma raça que combine com o seu estilo de vida. Exótica ou não, ter um cão é felicidade garantida!

 

* René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.