25/09/2018 às 11h59min - Atualizada em 25/09/2018 às 11h59min

Teatro a Bordo realiza apresentações gratuitas em São Roque nesta quinta e sexta-feira

Teatro solar móvel realizará duas apresentações na Praça da Matriz de São Roque, nos dias 27 e 28 de setembro

O grupo de teatro móvel Teatro a Bordo realizará duas apresentações na Praça da Matriz de São Roque, nos dias 27 e 28 de setembro. O grupo de artistas de Santos é o primeiro teatro móvel a utilizar um palco iluminado a energia solar do Brasil e durante seus espetáculos, realiza atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. 

Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco. 

Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o diferencial do Teatro a Bordo é conseguir unir cultura e sustentabilidade de maneira lúdica e atrativa. "Acreditamos que o despertar e participar da Cultura é um dos principais caminhos para a construção e fortalecimento da cidadania", explica o gestor. 

O projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR e tem o patrocínio da CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais. 

Programação 

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos. 

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. 

Programação livre para todas as idades.

SÃO ROQUE/SP

Local: PRAÇA DA MATRIZ - CENTRO

Gratuito

DIA 27 de setembro - quinta-feira (A chegança dos artistas)

8h00 às 16h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS DO BAIRRO

15h00 -  OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES” 

17H00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NO LOCAL 

DIA 28 de setembro - sexta-feira (As apresentações na praça)

9h00 - OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES”

15h00 – TEATRO – “SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE”

16h00 às 19h00 - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE (Escolas de Samba; Dança: A Arte de Incluir; Projeto Guri; Banda Volume Acústico)

19h00 – VÍDEO “SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS”

19h30 - TEATRO “DE SOL A SOL” 

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas. 

BONECOS BRINCANTES

Oficina Educativa. Duração de 60min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.

SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE

Espetáculo de Teatro. Duração de 40min.

Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

 Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.