O grupo de teatro móvel Teatro a Bordo realizará duas apresentações na Praça da Matriz de São Roque, nos dias 27 e 28 de setembro. O grupo de artistas de Santos é o primeiro teatro móvel a utilizar um palco iluminado a energia solar do Brasil e durante seus espetáculos, realiza atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.
Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.
Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o diferencial do Teatro a Bordo é conseguir unir cultura e sustentabilidade de maneira lúdica e atrativa. "Acreditamos que o despertar e participar da Cultura é um dos principais caminhos para a construção e fortalecimento da cidadania", explica o gestor.
O projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR e tem o patrocínio da CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais.
Programação
O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.
Programação livre para todas as idades.
SÃO ROQUE/SP
Local: PRAÇA DA MATRIZ - CENTRO
Gratuito
DIA 27 de setembro - quinta-feira (A chegança dos artistas)
8h00 às 16h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS DO BAIRRO
15h00 - OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES”
17H00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NO LOCAL
DIA 28 de setembro - sexta-feira (As apresentações na praça)
9h00 - OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES”
15h00 – TEATRO – “SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE”
16h00 às 19h00 - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE (Escolas de Samba; Dança: A Arte de Incluir; Projeto Guri; Banda Volume Acústico)
19h00 – VÍDEO “SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS”
19h30 - TEATRO “DE SOL A SOL”
Sinopses:
CORTEJO DE CHEGANÇA
A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.
BONECOS BRINCANTES
Oficina Educativa. Duração de 60min.
De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.
SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE
Espetáculo de Teatro. Duração de 40min.
Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.
DE SOL A SOL
Espetáculo de teatro. Duração de 60min.
Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.
Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br