A Secretaria de Saúde de Mairinque realizará a partir da próxima segunda-feira (17), atividades alusivas à conscientização do Setembro Amarelo, em apoio a Campanha “Falar é a Melhor Solução”. As atividades ocorrerão por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Instituto Brasileiro de Cidadania - IBC.
Os servidores da Saúde Mental e Psicólogos visitarão as instituições de ensino fundamental para abordar o tema, realizando palestras nas Escolas Municipais Maria Lúcia Bittencourt – Jardim Vitória, Sarah Mazzeo – Dona Catarina e Educador Paulo Freire – Jardim Cruzeiro.
Além das palestras nas escolas, todas as quintas-feiras do mês das 9h às 12h e das 13 às 16h, no Paço Municipal e no Centro de Saúde da Vila Sorocabana, serão disponibilizados Plantões Psicológicos com profissionais do Núcleo Papillon para munícipes e servidores.
No dia 28 ocorrerá uma passeata, referente ao mês, saindo às 9h da Escola Municipal Educador Paulo Freire, com destino à Praça Kiko e Chico e retorno a instituição. Essa ação contará com a participação dos estudantes, que serão instruídos a vestirem roupas de coloração amarela.
O Setembro Amarelo foi iniciado no Brasil em 2015, com as primeiras atividades concentradas em Brasília – DF. A ação foi organizada pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, junto ao Conselho Federal de Medicina - CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, buscando estimular a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, quando também acontece o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, comenta que discutir a causa do Setembro Amarelo ajuda na conscientização das famílias. “O suicídio ainda é um tabu na sociedade contemporânea, mas precisamos debate-lo com todas as pessoas para que, cada dia mais, possam encontrar apoio para os seus sofrimentos psicológicos”.
Para mais informações sobre o Setembro Amarelo: (11) 4718-8691 – Secretaria de Saúde.