22/08/2018 às 12h17min - Atualizada em 22/08/2018 às 12h17min

Ainda da tempo de estudar para o ENEM?

Coordenador de ensino fala sobre como recuperar o tempo perdido e manter o foco nessa reta final

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece daqui a 12 semanas, no dia 4 de novembro. Para alguns vestibulandos, a pressão e a ansiedade começam a aparecer, e a correria para aprender e revisar todos os conteúdos possíveis só aumenta. É importante ressaltar que quanto antes o aluno começar a estudar para o vestibular, maiores são as chances de alcançar a nota desejada. Mas para quem ainda não se dedicou completamente, saiba que ainda é possível chegar lá.

Daqui para frente, é importante manter o foco, revisar o que já sabe e separar um tempo maior para novos conteúdos. Segundo Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, vale consultar o peso de cada disciplina para o curso desejado. “O estudante tem que saber o peso de cada área do conhecimento para o curso que almeja, assim ele pode direcionar o estudo com foco nessas áreas específicas, mas sem descartar as outras”, afirma Fabrício. “Assim, as chances de ter uma nota melhor são maiores”, conclui.

Não esquecer de descansar também é fundamental. Fabrício indica aproveitar os momentos de lazer para fazer atividades interligadas com os conteúdos. “Tudo o que os alunos puderem fazer que tenha alguma relação com atualidades ou com as disciplinas, mesmo que indiretamente, é fundamental para aproveitar ao máximo o tempo”, ressalta o coordenador. Ir ao cinema, assistir um documentário, visitar uma exposição em um museu, ler um livro, entre outras atividades ajudam a relaxar e ainda destinam um tempo do estudante para se atualizar sobre temas importantes que podem, inclusive, cair em uma redação.

Nesse período antes do ENEM, o vestibulando também ficará sabendo o local em que realizará a prova. Com isso, vale pesquisar os melhores trajetos, verificar se a inscrição está correta, com todos os dados, além de já ficar atento com a documentação necessária para o dia da prova. Por exemplo, o RG tem um prazo de validade por conta da atualização da foto, ou seja, se você tiver mudado muito desde que tirou a foto do seu documento, vale providenciar um novo a tempo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.