18/08/2018 às 11h19min - Atualizada em 18/08/2018 às 11h19min

Prefeitura alerta: usar cerol é crime!

Mistura também causa acidentes fatais em motociclistas e pedestres

A Prefeitura de Mairinque, por meio do Grupamento Municipal de Bombeiros e Defesa Civil, alerta: produzir e vender cerol é crime previsto na Lei Municipal Nº 3.504/2017. Mistura feita de pó de vidro e cola, o cerol é tradicionalmente utilizado como cortante em linhas de pipas.

No Brasil, o seu uso aumenta em época de férias escolares, quando é comum entre as crianças, a disputa pelos “papagaios”. Porém, o uso desse material pode provocar graves problemas que ultrapassam o nível da brincadeira.

Além de causar ferimentos em quem empina a pipa, a mistura também causa acidentes fatais em motociclistas e pedestres, que muitas vezes não enxergam a linha fina.

O Coordenador da Defesa Civil e Comandante do Grupamento de Bombeiros de Mairinque, Nilson Evandro da Silva, explica como o brinquedo deve ser utilizado. “Para empinar pipa de forma segura, é preciso de um espaço ao ar livre que não tenha fiação elétrica por perto e nenhum movimento de carros, motos e pedestres. O indicado é que as crianças brinquem em um campo aberto, acompanhadas dos pais ou responsáveis”.

Vale lembrar que o descumprimento da Lei resulta na aplicação de multa no valor de R$ 300,00 e apreensão do brinquedo, linhas e outros materiais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.