13/08/2018 às 16h11min - Atualizada em 13/08/2018 às 16h11min

Aeroporto Catarina deve estar ativo em 2019

As obras do aeroporto foram paralisadas em 2013, por uma medida cautelar que alertava sobre falta de licenças ambientais

Da Redação: Ana Laura Gonzalez - Foto: Reprodução / Cruzeiro do Sul
Da Redação: Ana Laura Gonzalez - Foto: Reprodução / Cruzeiro do Sul

O Aeroporto Executivo Catarina deve estar operando em 2019, segundo informações do Grupo JHSF. Nossa redação entrou em contato com o grupo sobre o andamento das obras do aeroporto, e fomos informados que os trabalhos no local estão em sua fase final. “As obras do Aeroporto seguem o planejamento da empresa. A pista terá 2470 metros de extensão, conforme previsto no projeto original. O aeroporto estará em funcionamento em 2019. Atualmente, 90% das obras estão concluídas”.

Entretanto, as obras do aeroporto já estariam em sua fase final de conclusão desde o ano passado, segundo reportagem divulgada por veículos da região, que também informaram que os trabalhos já estariam 90% concluídos na época. O empreendimento localizado na rodovia Castelo Branco faz parte do Complexo Comercial Catarina, cuja primeira fase foi inaugurada em 2014 com o Catarina Fashion Outlet, e tem passado por diversos contratempos desde o seu anúncio oficial de construção.

As obras do aeroporto foram paralisadas em 2013, por uma medida cautelar que alertava sobre falta de licenças ambientais. Preocupados com o impacto ambiental, social e o risco de acidentes aéreos, moradores da região promoveram protestos para que as obras não fossem levadas adiante. Em 2014, a situação foi resolvida e as obras seguiram, com previsão de entrega para o início de 2016.

Porém, em agosto de 2016, a Polícia Federal deflagrou a 6ª fase da Operação Acrônimo, que investigava um suposto esquema de tráfico de influência para empréstimos do BNDES, e realizou buscas no escritório da JHSF. Em depoimento de delação premiada, o empresário Benedito Oliveira Neto, ex-chefe de gabinete da também ex-presidente Dilma Rousseff (PT), disse que o grupo JHSF teria pago ao ex-ministro Fernando Pimentel, e atual governador de Minas Gerais, cerca de R$ 5 milhões em propina em troca do lobby feito junto ao BNDES. Na época, a assessoria de imprensa da JHSF informou, por meio de nota, que "não está envolvida em qualquer ilícito e sempre obedeceu a legislação vigente".

Desde então, pouco tem sido dito sobre o andamento das obras do Aeroporto Executivo Catarina, que é um empreendimento muito esperado por São Roque e região, não apenas pela sua potência social ou geração de novos empregos, mas também pelo fator econômico, já que um aeroporto em nossa microrregião promete aquecer a economia local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.