10/08/2018 às 00h09min - Atualizada em 10/08/2018 às 00h09min

FGV IBRE e Estadão promovem série Os Economistas das Eleições

Os economistas escolhidos pelos candidatos à Presidência da República para desenvolverem seu programa de governo serão sabatinados em São Paulo, entre 7 de agosto e 3 de outubro. A série Os Economistas das Eleições, promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), visa aprofundar o debate sobre esse tema fundamental, e que deve dar a tônica ao processo eleitoral. Serão sete encontros, sempre das 9h às 11h40. Os economistas vão responder às perguntas de especialistas, jornalistas e da plateia.

Marco Antonio Rocha, professor da Unicamp e responsável pelo programa do candidato do PSOL Guilherme Boulos, será o primeiro a participar da sabatina, em 7 de agosto. A pesquisadora do FGV IBRE, Vilma Pinto, fará perguntas ao economista. Posteriormente, dia 10, participa André Lara Rezende – ex-diretor do Banco Central durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e um dos responsáveis pelo Plano Real. Lara Rezende faz parte da equipe de Marina Silva, da Rede. Pelo FGV IBRE, estará no debate o pesquisador Manoel Pires.

Dia 16 de agosto será a vez de Gustavo Franco ser sabatinado por Fernando Veloso (FGV IBRE), por jornalistas e pelo público. Colaborador de João Amoêdo, candidato pelo Novo, Franco foi diretor do Banco Central e um dos idealizadores do Plano Real.

Completa as sabatinas de agosto, dia 23, Márcio Pochmann, que foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo de Marta Suplicy e ex-presidente do Ipea. O economista assina o programa econômico do PT, e terá como um dos debatedores Fernando de Holanda Barbosa Filho (FGV IBRE).

Em setembro estão previstos três encontros. O primeiro com José Marcio Camargo, da equipe de Henrique Meirelles, candidato pelo MDB, terá participação de Bráulio Borges (FGV IBRE). Camargo é professor da PUC-Rio e um dos responsáveis pelo programa Ponte para o Futuro. No segundo, dia 18, participa o colaborador do candidato Ciro Gomes do PDT, o economista Mauro Benevides Filho – ex-deputado estadual, acompanha Ciro desde que trabalhou como secretário de Finanças de Fortaleza, no final da década de 1980, será arguido por José Julio Sena (FGV IBRE).

No dia 21 de setembro o encontro será com Pérsio Arida, outro economista que participou da elaboração no Plano Real e atuou como presidente do Banco Central.  Arida é responsável pelo programa econômico de Geraldo Alckmin, do PSDB. A economista Silvia Matos será a representante do FGV IBRE. A série de debates termina dia 3 de outubro, em sabatina com Paulo Guedes, economista do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Guedes, conhecido pela sua atuação mercado financeiro, terá como um dos debatedores o pesquisador do FGV IBRE Samuel Pessôa.

“Dentro do contexto atual, em que o País atravessa uma dramática crise fiscal, baixo crescimento, alta taxa de desemprego, aumento da insegurança, educação e saúde sucateadas, trazer à tona os principais problemas, num período pré-eleitoral bastante incerto é, sem dúvida, uma grande contribuição para conhecer melhor as propostas de cada candidato, ampliando o debate e informando melhor a sociedade”, diz Cláudio Conceição, superintendente do FGV IBRE e editor executivo da revista Conjuntura Econômica.

Os encontros acontecem no auditório da FGV 9 de julho, na Rua Itapeva 432, Bela Vista, São Paulo. Os interessados em assistir podem se inscrever pelo Portal IBRE: http://portalibre.fgv.br. Os encontros também serão transmitidos pela internet – os links estarão disponíveis no Portal IBRE.

PROGRAMAÇÃO
9h | Credenciamento 
9h30 | Abertura: Representantes do Jornal O Estado de S. Paulo e do FGV IBRE 
9h40 | Convidado faz apresentação inicial 
9h55 | Convidado é entrevistado pelos jornalistas do Estadão e pesquisadores do FGV IBRE 
11h10 | Convidado responde às perguntas do público (feitas por escrito e endereçadas no palco pelo mestre de cerimônias) 
11h40 | Encerramento 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.